Topo

Antigo 'craque da torcida', Mithyuê descarta volta ao futsal e mira chance no Grêmio

Mithyuê frustrou expectativa, deixou de ser "craque da torcida" e hoje luta por espaço - Neco Varella/Freelancer
Mithyuê frustrou expectativa, deixou de ser 'craque da torcida' e hoje luta por espaço Imagem: Neco Varella/Freelancer

Do UOL, em Porto Alegre

04/08/2012 17h38

A carreira de Mithyuê pode ser definida como uma montanha-russa de tantos altos e baixos. O meia-atacante do Grêmio veio do futsal, onde era considerado o sucessor de Falcão, e foi eleito melhor de um Brasileirão Sub-20, mas teve grave lesão, atuações instáveis e empréstimos frustrados. Antigo 'craque da torcida', o jovem voltou a atuar vestindo azul, branco e preto neste sábado e, de pronto, descartou completamente regresso ao salão.

RAIO-X DE GRÊMIO E BAHIA NO OLÍMPICO

  • Grêmio e Bahia jogam pela 14ª rodada do Brasileiro às 16h no Olímpico; reencontro com ex-técnico

"O futsal é passado, isso não existe mais. Já estou há quatro anos no campo. Quero aproveitar esta segunda chance que estão me dando, minha cabeça está completamente no Grêmio. Não tem mais futsal", disse Mithyuê na saída de campo após estreia com derrota do time Sub-23 do Grêmio na Copa FGF [Dr. Hélio Dourado].

A nova oportunidade é exatamente na equipe de baixo, já conhecida pelo meia-atacante na temporada passada. Mas na lembrança dos torcedores ainda vive a imagem de outro atleta.

Muita expectativa pairava sobre o nome do jogador no início da trajetória. Elogios repetidos no futsal o fizeram apostar em algo maior. Logo no primeiro ano foi eleito melhor jogador do Brasileiro Sub-20. Mas na temporada seguinte - já entre os profissionais - rompeu ligamentos do joelho direito, precisou passar por uma cirurgia e parou por quase um ano.

Em 2010 ele era sensação do grupo de cima. Fez parte da pré-temporada e entrou em muitos jogos no Gauchão. O então técnico do Grêmio, Silas, convivia com gritos vindos da arquibancada pedindo a entrada do jogador em praticamente todas partidas.

Mas o treinador acabou saindo, Renato Gaúcho chegou e as chances cessaram. Emprestado ao Atlético-PR ele disputou menos de 10 partidas no segundo semestre daquele ano. Em 2011 Mithyuê rejeitou uma proposta do Botafogo dizendo preferir buscar espaço no clube do Olímpico. Não conseguiu. Tanto que fez o segundo semestre no time B.

Neste ano esteve no Juventude, também por empréstimo, mas não se firmou e voltou ao Grêmio. Os pedidos por ele já não existem como antes e para reaver o status de 'craque da torcida' muito precisará mudar. Neste sábado ele até teve boa atuação, mas não conseguiu evitar a derrota na estreia do Sub-23 gremista - turbinado por vários jogadores do time principal - por 2 a 1 para o São José, no estádio Passo D'Areia.