Topo

Amistoso entre Jamaica e Quênia nos EUA é cancelado por falta de interesse

Jogadores de Jamaica e El Salvador disputam jogada durante amistoso. (15/08/2012) - Oliver Contreras / Efe
Jogadores de Jamaica e El Salvador disputam jogada durante amistoso. (15/08/2012) Imagem: Oliver Contreras / Efe

Do UOL, em São Paulo

22/08/2012 16h03

Jamaica e Quênia ganharam juntos 23 medalhas olímpicas em Londres. Mas o sucesso esportivo dos países não atinge o esporte mais popular no mundo. Um amistoso entre as duas seleções de futebol foi cancelado porque os organizadores não conseguiram vender ingressos suficientes.

A partida estava marcada para o próximo sábado no estádio Rentschler Field, nos Estados Unidos, que tem capacidade para 40 mil pessoas. Mas, na terça-feira, a empresa que organiza o evento informou que apenas 120 entradas haviam sido vendidas. Sem demanda, resolveram que não haveria mais jogo.

O anúncio do cancelamento provocou a ira do presidente da federação jamaicana de futebol, inconformado com os gastos que disse já ter feito para a viagem dos Reggae Boyz à América. “Eles alegaram motivo de ‘força maior’ para cancelar o jogo, o que não faz nenhum sentido”, afirmou o capitão Horace Burrel, o mandatário da federação jamaicana, ao jornal The Gleaner.

“Estamos muito desapontados com o cancelamento, é uma situação que não aceitamos. Eles [os promotores] vão ter que se responsabilizar por isso. Estávamos prontos para viajar e já tínhamos feito todos os preparativos para estar nos EUA”, disse o cartola.

A pouca procura por entradas para o jogo pode ser explicada pela falta de tradição dos países no futebol. A seleção jamaicana é apenas a 66ª seleção do ranking da Fifa (a sétima melhor da confederação centro-americana), enquanto o Quênia tem só a 167ª seleção do mundo. Se fosse um confronto entre corredores, talvez houvesse mais interesse.  

Mas não é a primeira vez que a federação jamaicana tem problemas com a empresa Swen Labels International, do promotor Rick Swen. Em julho, os Reggae Boys tinham um amistoso marcado com a seleção da Libéria nos EUA, mas Swen não conseguiu a autorização da federação americana para realizar a partida.