Topo

Fluminense determina luto de sete dias e bandeiras a meio mastro por morte de Félix

Félix foi submetido a traqueostomia, mas depois de paradas respiratórias sucessivas, morreu nesta 6ª Imagem: Folhapress

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/08/2012 14h06

O Fluminense reagiu com pesar à morte de Félix Miéli Venerando, goleiro da seleção brasileira na Copa de 70. Ele morreu às 7h desta sexta-feira pela manhã aos 74 anos, por conta de uma doença pulmonar obstrutiva crônica agravada por pneumonia. O ex-jogador lidava com um enfisema pulmonar através de remédios e sessões diárias de oxigênio. Em nota, o clube das Laranjeiras destaca que decretou luto oficial de sete dias e determinou que todas as bandeiras do Tricolor devem ficar a meio mastro.

Veja também

Félix estava internado no Hospital Vitória em São Paulo desde o último sábado. Foi submetido a uma traqueostomia, mas depois de paradas respiratórias sucessivas, morreu na manhã desta sexta. Félix será sepultado no cemitério do Araçá, na capital paulista. 

Além de ser figura importante na seleção, Félix também deixou sua marca no Fluminense. Ele chegou ao clube em 1968, quando já tinha 30 anos. O goleiro atuou por dez anos no Tricolor e se tornou um dos mais vitoriosos da história do clube. Ele conquistou o Campeonato Brasileiro de 1970, os cariocas de 1969, 1971, 1973, 1975 e a Taça Guanabara de 1975.

“O primeiro jogo que vi do Fluminense foi com o Félix no gol. O clube perde um de seus maiores ídolos, goleiro que foi referência para muitas gerações de torcedores. Ele ainda agarrava sem luvas, uma época romântica. Ele estava no time no início da Máquina Tricolor, um ídolo que honrou a camisa do Fluminense e a da seleção brasileira, titular do time que venceu a Copa do Mundo de 1970. Félix está eternizado na história do clube. Nos solidarizamos com a família, a quem enviamos nossos sentimentos”, disse o presidente do Fluminense, Peter Siemsen.

O goleiro foi revelado pelo Nacional, de São Paulo, e jogou na Portuguesa antes de defender a meta do Fluminense. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também divulgou uma nota de pesar pela morte de Félix. 

"O torcedor brasileiro deve ser eternamente grato pela contribuição que Félix deu à Seleção Brasileira. É um ídolo do nosso futebol e deixará saudades", declarou o presidente José Maria Marin. Neste fim de semana, será observado um minuto de silêncio antes de todas as partidas do Campeonato Brasileiro em homenagem ao goleiro.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fluminense determina luto de sete dias e bandeiras a meio mastro por morte de Félix - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol