Topo

Neil Armstrong revelou ter viajado para a lua portando uma bandeira do Independiente-ARG

Neil Armstrong no interior do módulo lunar Apollo 11, que visitou a lua em 1969 - EFE/Nasa
Neil Armstrong no interior do módulo lunar Apollo 11, que visitou a lua em 1969 Imagem: EFE/Nasa

Das agências internacionais

Em Buenos Aires (ARG)

26/08/2012 09h39

Classificação e Jogos

Na viagem espacial que lhe rendeu o posto de primeiro homem a pisar na lua, Neil Armstrong, astronauta que faleceu neste sábado aos 82 anos, levou um objeto curioso. O norte-americano portou uma bandeira do Independiente, equipe da cidade de Avellaneda, na Argentina, na região da Grande Buenos Aires.

A situação se deu porque Armstrong visitou a capital argentina com os dois companheiros de viagem, Edwin Aldrin e Michael Collins, durante um tour mundial de celebração ao feito, e na ocasião admitiu ter levado a bandeira para a lua. A informação, de conhecimento apenas dos antigos funcionários doo clube, era tida como “duvidosa” pela cúpula atual.

Antes do anúncio da viagem à lua por Armstrong e seus companheiros, o secretário de Cultura e Relações Públicas do clube na época, Hector Rodríguez, viu a oportunidade de propor aos três que se tornassem sócios honorários do clube. “Se eles vão ser os maiores heróis do século, eles têm que ser sócios do Independiente”, afirmou, à época.

Os diretores do clube aceitaram a ideia, e decidiram registrar os três astronautas como sócios: Aldrin teve o número 80.399, Armstrong ficou com a inscrição 80.400, e Collins com o 80.401. Em maio de 1969, Armstrong agradeceu a inclusão por carta e afirmou ter vontade de visitar o clube quando pudesse – algo que ocorreu em novembro do mesmo ano.

Durante a visita, Rodríguez foi convidado a participar da recepção do trio de astronautas na embaixada norte-americana em Buenos Aires. Na sua chegada, Armstrong afirmou ao dirigente do clube que “ter levado a bandeira do clube para a lua lhes trouxe sorte”.

Os carnês oficiais do Independiente, com as fotos originais dos três astronautas, foram enviadas pela embaixada norte-americana de Buenos Aires para os EUA, para serem entregues aos seus filhos.

O Independiente-ARG, de Avellaneda, é o maior campeão da história da Copa Libertadores, com sete títulos conquistados. Atualmente, a equipe figura na 17ª colocação do Torneio Apertura, com apenas dois pontos ganhos em quatro rodadas disputadas.