Topo

Brasileiro que colocou Obina no banco celebra duelo de gols com Drogba na China

Gilberto disputa partida pelo Shandong Luneng no campeonato nacional da China - Divulgação
Gilberto disputa partida pelo Shandong Luneng no campeonato nacional da China Imagem: Divulgação

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

28/08/2012 06h00

Gilberto Macena é um daqueles brasileiros que joga fora do país e que o torcedor daqui provavelmente jamais ouviu falar. Aos 28 anos, ele é há sete meses atacante do Shandong Luneng, clube em que colocou Obina no banco antes da volta do folclórico jogador ao Palmeiras. No último final de semana, o atleta natural de Tocantins foi um dos protagonistas da rodada em duelo de gols com os ídolos Didier Drogba e Nicolas Anelka.  

Com mais de 40 mil pessoas no estádio de seu time, na cidade de Jinan, Gilberto marcou um dos gols do empate por 3 a 3 com o Shanghai Shenhua. Drogba mandou a bola duas vezes para as redes e Anelka completou o marcador.

ESTRELAS NA CHINA

  • AFP PHOTO/JUNG YEON-JE / FILES

    Atual campeão, o meia argentino Dario Conca é o grande nome do Guangzhou Evergrande na China

  • AFP

    Drogba é atração da temporada, reforço do Shangai Shenhua após título europeu com o Chelsea

"Foi um jogo tipicamente chinês, muito corrido. Um jogo especial por causa destes dois jogadores, que conquistaram tudo no mundo do futebol. Veio um pouco mais de torcida por causa disso, e o time estava bem motivado. O resultado não foi muito justo, nosso time dominou o jogo. Mas o Drogba conseguiu fazer dois gols, mesmo bem marcado", descreve o brasileiro.

"Foi muito emocionante [marcar um gol nesta partida]. Quando eu fiz, tínhamos 2 a 1 no placar, foi o gol da virada. É sempre gratificante ajudar a minha equipe", acrescenta.

Gilberto desembarcou no futebol chinês há sete meses, depois de passar sete anos em clubes da Dinamarca. Na chegada o atacante chegou a dividir o ataque do Shandong com Obina, mas após algumas partidas o brasileiro mais famoso do elenco acabou indo para a reserva.  

"Eu e o Obina fizemos alguns jogos juntos. Fomos bem em alguns, mas deveríamos ter feito mais gols. Sempre fui titular nestes sete meses", diz Gilberto, com oito gols na temporada até aqui.

Apesar de estrelas europeias como Drogba e Anelka, a Liga Chinesa tem como principais destaques na temporada o brasileiro Muriqui (ex-Vasco) e o argentino Dario Conca, ídolo do Fluminense. Os dois sul-americanos lideram o Guangzhou Evergrande rumo a um provável bicampeonato [temporada acaba em novembro].

GILBERTO SONHA COM CHANCE EM TIME GRANDE BRASILEIRO

Apesar de ser um dos destaques internacionais do futebol na China, Gilberto Macena reconhece que não desfruta de notoriedade em seu país. Mesmo assim segue alimentando o sonho de jogar em um clube brasileiro importante, em oportunidade que ainda não passou perto.  

"Ninguém me conhecia quando eu saí do Brasil, pouquíssima gente ouviu falar de mim [até hoje]. Não apareceu minha oportunidade. Mas espero dar o meu melhor, me destacar aqui para abrir portas mais para frente. Sempre foi o meu sonho jogar em algum time brasileiro", afirma. 

Antes de tentar a sorte em Dinamarca e China, o atacante da cidade de Cachoeirinha defendeu o Ceres, time das divisões menores do Rio de Janeiro, e o Rio Claro, no interior de São Paulo.  

Jogador destro de 1,72 m, Gilberto Macena usa a velocidade como principal trunfo em campo. O atleta do Shandong Luneng se descreve como um segundo homem de ataque, que finaliza com as duas pernas.