Topo

Souza acredita que chegou a hora de começar a tratar da permanência no Grêmio

Volante Souza crê que chegou o momento das direções de Grêmio e Porto acertarem a permanência - Edu Andrade/Agência Freelancer
Volante Souza crê que chegou o momento das direções de Grêmio e Porto acertarem a permanência Imagem: Edu Andrade/Agência Freelancer

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

31/08/2012 10h02

O volante Souza tem contrato com o Grêmio até dezembro, mas se diz totalmente adaptado a Porto Alegre, ao clube e não esconde o desejo de permanecer no tricolor gaúcho após o término do empréstimo. Para tal fato ocorrer, a direção gremista terá de depositar o valor fixado no contrato, algo em torno de 10 milhões de euros (R$ 25,6 milhões), ou negociar uma prorrogação.

“Estamos chegando a uma fase que realmente é necessário parar para conversar. Vinha falando que tínhamos que ter calma porque estava tudo muito no começo, isso há uns três ou quatro meses. Agora temos que começar, mas não eu. Tenho que deixar para a diretoria, para o meu empresário e para o Porto resolverem. Que ficar. Sou muito agradecido ao Grêmio e a torcida, mas existem outras cláusulas e outros problemas que tem que ser resolvido e isso não cabe mais a mim”, afirmou o volante.

Contratado na segunda quinzena de fevereiro, Souza teve um início muito bom, sobretudo no Campeonato Gaúcho, porém, decaiu no decorrer da Copa do Brasil. Sem ter férias, após retornar da Europa, o jogador passou por um trabalho especial com a preparação física gremista e voltou ter bom rendimento. Em especial, depois que Vanderlei Luxemburgo passou a usar dois volantes e Zé Roberto e Elano no meio de campo.

Desde estreou contra o São José-RS, no primeiro turno do Gauchão, o volante disputou 40 partidas e agora não sente mais os problemas de readaptação que o atrapalharam nos primeiros meses de Grêmio.

“Posso dizer que estou bem adaptado. Foi a minha 40ª partidas e todas iniciei como titular. Em um ano e meio que fiquei no Porto [de Portugal], não joguei essas partidas todas. Não é fácil, por mais que os meus 23 anos me ajude, é desgastante. Temos que ressaltar o trabalho do Antônio Mello e do Paulo Paixão [preparadores físicos]. Nos últimos seis jogos, disputamos três decisões. Ganhamos todas, mas não é fácil. Eu estou bem adaptado e agora é só dar continuidade até o fim do ano”, declarou Souza.

O Grêmio realiza a partir das 11h o último treino em Porto Alegre antes do jogo de sábado, às 18h30, contra o Palmeiras, no Pacaembu. Após a atividade, o grupo almoça e à tarde inicia o deslocamento para São Paulo. Após 20 rodadas, o tricolor gaúcho é o terceiro colocado com 40 pontos. Os paulistas ocupam a 17ª posição com 16.