Topo

Em ação inédita, Uefa retém pagamento em dinheiro e investiga 23 clubes

Uefa, presidida por Michel Platini, investiga clubes com pagamentos atrasados - AFP
Uefa, presidida por Michel Platini, investiga clubes com pagamentos atrasados Imagem: AFP

Das agências internacionais

Em Londres (Inglaterra)

11/09/2012 07h23

A Uefa anunciou nesta terça-feira sua primeira sanção de recompensa a times, de acordo com as regras financeiras de fair play. A entidade que regula o futebol europeu irá reter prêmios em dinheiro a 23 clubes que falharam em cumprir as novas regras.

Os clubes, todos participantes de alguma competição da UEFA na temporada 2012-13, têm pagamentos atrasados a outros times, a seus próprios funcionários ou a autoridades sociais ou fiscais. O “pagamento” que receberiam da Uefa ficará retido e sujeito a futuras investigações, anunciou a entidade em comunicado.

Entre os clubes, estão os espanhóis Atlético de Madri e Málaga, o Sporting, de Portugal, o Fenerbahce, da Turquia, e os romenos Dínamo Bucareste e Rapid Bucareste.

A Uefa aprovou a introdução das regras financeiras de fair play em 2009, em uma tentativa de reduzir dívidas e introduzir melhores e mais transparentes transações financeiras entre os clubes que disputam suas competições. As taxas de transferência e pagamentos foram monitoradas desde o início da temporada 2011-12.