Topo

Inglaterra divulga na quarta documentos que podem culpar a polícia sobre a tragédia de Hillsborough

Damian Kavanagh é um dos sobreviventes da tragédia Hillsborough - Reprodução Mirror
Damian Kavanagh é um dos sobreviventes da tragédia Hillsborough Imagem: Reprodução Mirror

Do UOL, em São Paulo

11/09/2012 09h14

Já se completam mais de 23 anos de um dos fatos mais tristes da história do futebol, o desastre de Hillsborough, na Inglaterra, que resultou na morte de quase uma centena de torcedores mortos ao serem pisoteados e esmagados.

A tragédia de Hillsborough ocorreu no dia 15 de abril de 1989, em uma partida entre Liverpool e Nottingham Forest, em Sheffield.

Naquela ocasião, 96 torcedores, todos do Liverpool, foram presados contra a grade do estádio e morreram. Investigações creditaram a responsabilidade à péssima condição de conservação do estádio e sua superlotação.

As cenas de Hillsborough geraram efeito imediato na Federação Inglesa de Futebol. Os dirigentes exigiram mudanças na gestão dos estádios, na segurança do torcedor contra os hooligans e na profissionalização dos clubes e das ligas. Além do investimento em treinamento para a polícia, uma legislação dura foi criada para evitar atos de vandalismo.

Na quarta, as famílias das pessoas mortas terão acesso a documentos confidenciais do governo e da polícia que detalham mais sobre a tragédia e mostra que a culpa foi também da polícia no planejamento.

A liberação de todos os arquivos foi decidida por uma comissão independente, criada em 2009 pelo governo anterior para tratar da divulgação. As famílias vinham pressionando pela divulgação de detalhes sobre o que a polícia da região disse à então primeira-ministra Margaret Thatcher quando ela visitou o local da tragédia, em abril de 1989.

O secretário de imprensa dela, Bernard Ingham, fez comentários considerados ofensivos ao responsabilizar "uma multidão de bêbados".

O jornal inglês “The Mirror” até coloca em sua versão digital um vídeo em que Damian Kavanagh, um dos sobreviventes, dá seu depoimento sobre tudo o que ocorreu naquela tarde em Sheffield.

“Houve claramente muitas mentiras e estamos aqui, 20 anos depois, para falar sobre isso. Nós ainda estamos em campanha  para a justiça e verdade, para que a história registre os fatos que realmente ocorreram”, diz o torcedor em um trecho do vídeo.

“Fizemos uma hora ou mais no pub onde não havia nenhum sinal da embriaguez em massa que foi acintosamente mentiu sobre a mídia a dar desculpas para o fracasso do controle da multidão”, relata.