Topo

Polícia pode ser processada por desastre que matou 96 torcedores do Liverpool em 1989

Das agências internacionais, em Londres (Inglaterra)

13/09/2012 18h38

A polícia britânica é acusada de falhas na operação de partida que acabou com a morte de 96 torcedores do Liverpool em 1989 e de tentar esconder evidências a respeito dos óbitos em documentos forjados. Por isso, a entidade pode responder processo.

Relatos que condenam a polícia pelo desastre emergiram na última quarta-feira na Inglaterra. Segundo o laudo, ao menos 41 pessoas poderiam ser salvas no desastre, considerado o maior da história do esporte local.

As 96 vítimas foram esmagadas contra um portão fechado em um espaço em que a quantidade de pessoas não era comportada. Desde então, as famílias das vítimas fazem campanha para tentar descobrir a verdade sobre o incidente.

“Existiu uma série de truques sujos para que a culpa fosse desviada”, afirmou Trevor Hicks, que perdeu duas filhas na tragédia.

Desde o incidente, 164 comunicados oficiais da polícia foram lançados e, de acordo com relatos, 116 foram editados para tentar livrar a culpa da entidade, que tentou jogar a responsabilidade sobre os hooligans, torcedores organizados locais.