Topo

Alex Silva enfrenta dura rotina de tratamento na Toca II, sem saber onde jogará em 2013

Alex Silva faz corridas no campo do Cruzeiro como parte do processo de recuperação  - Gabriel Duarte/UOL
Alex Silva faz corridas no campo do Cruzeiro como parte do processo de recuperação Imagem: Gabriel Duarte/UOL

Gabriel Duarte

Do UOL, em Belo Horizonte

25/09/2012 06h00

A carreira de Alex Silva vem sendo marcada nos últimos anos por contusões, que interromperam a sequência do jogador, e a possibilidade de defender o Brasil na Copa do Mundo de 2010. Emprestado pelo Flamengo ao Cruzeiro em abril deste ano, o zagueiro viveu nova drama, logo na sua terceira partida pelo clube celeste, rompendo o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, que o tirou da temporada. Incomodado com a situação, o jogador adota o silêncio em sua rotina de recuperação na Toca da Raposa II.

  • Guyanne Araújo/UOL Esporte

    Alex Silva foi recepcionado com festa pela torcida, em abril, mas lesionou-se logo em seu terceiro jogo

Quem convive e participa do processo de recuperação na Toca da Raposa conta que o zagueiro se mostrou confiante na recuperação, desde o início do tratamento, após ser submetido a cirurgia, em 4 de junho, em São Paulo,  para reconstruir o ligamento do joelho esquerdo. A expectativa de Alex Silva era voltar a atuar ainda nesta temporada. Porém, a previsão é que ele só poderá jogar novamente em 2013.

Alex Silva não quer falar durante sua recuperação. O jogador prefere o silêncio e informa, por meio da assessoria de comunicação do clube, que só vai conversar com a imprensa quando estiver liberado para voltar aos gramados. Depois de quatro meses de recuperação, o jogador já faz trabalho com o departamento médico nos campos da Toca da Raposa.

As atividades promovidas pelos médicos do clube são para que Alex Silva possa novamente se adaptar ao gramado e “perder” o medo da contusão. “Ele vem se recuperando muito bem, dentro do prazo. Ele agora começou o trabalho em campo, para fazer movimentos e outras coisas. Mas acredito que o retorno só ocorra no próximo ano”, esclareceu o médico do clube, Sérgio Freire Júnior.

O problema é que a permanência no Cruzeiro é até o final de 2012 e ainda não há sinal de que o Flamengo esteja disposto a renovar o empréstimo. A diretoria do clube celeste também adota o mistério e não revela a intenção de renovar o contrato com o jogador, pois teme que o atleta tenha novas lesões.

  • Washington Alves/Vipcomm

    Alex Silva participou dos dois jogos contra o Atlético-PR, quando o Cruzeiro foi eliminado da Copa do Brasil e se lesionou, gravemente, na estreia do time celeste pelo Brasileiro, contra o Atlético-GO

“Sobre negociações, nomes, não vamos ficar citando ou conversando. O caso do Alex é diferente. Infelizmente, trouxemos o jogador e ele se machucou. Ele está se recuperando e vamos ver o que vai acontecer”, afirmou o diretor de futebol do Cruzeiro, Alexandre Mattos.

Porém, Alex Silva também não tem o desejo de voltar ao Flamengo. O jogador saiu brigado com dirigentes rubro-negros que, segundo o zagueiro, não cumpriram com o que foi acordado em sua chegada. No começo do ano, ele se negou a viajar com a delegação para enfrentar o Real Potosí, pela Pré-Libertadores, e foi afastado do grupo.

O certo é que o jogador vem convivendo com sucessivas contusões nos últimos anos, impossibilitando convocações à Seleção Brasileira, que favorecessem sua ida à Copa do Mundo, sonho do jogador. No ano passado, Alex Silva sofreu lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo. O jogador teve o mesmo problema, só que joelho direito, na sua passagem pelo São Paulo, em 2007.

Contratado em abril, o zagueiro foi impedido de atuar no Campeonato Mineiro, devido o fim do prazo de inscrições de jogadores. A contusão do zagueiro aconteceu aos 17 minutos do primeiro tempo da partida contra o Atlético-GO, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, em 20 de maio, em Uberlândia.

Além da partida em que se contundiu, Alex Silva participou das duas derrotas para o Atlético-PR que provocaram a eliminação do Cruzeiro da Copa do Brasil e a queda do técnico Vagner Mancini. Por causa de sua contusão, o time celeste teve de ir ao mercado para buscar um outro zagueiro para o grupo. Rafael Donato foi contratado, mas não conseguiu corresponder às expectativas e não se firmou entre os titulares.