Topo

Platini indica primeira Copa do Mundo no inverno, no Qatar-2022

Medida inédita acarretaria mudanças no calendário do futebol europeu - AFP
Medida inédita acarretaria mudanças no calendário do futebol europeu Imagem: AFP

Das agências internacionais

Em Londres (Inglaterra)

25/09/2012 13h07

Classificação e Jogos

O presidente da Uefa, Michel Platini, declarou nesta terça-feira que estuda a possibilidade de realizar uma Copa do Mundo no inverno europeu pela primeira vez na história. A medida seria adotada para o Mundial de 2022, que será realizado no Qatar.

“Eu espero que seja realizada no inverno”, disse o francês ao London Evening Standard nesta terça. “Nós temos que ir para o Qatar quando for bom para todos os participantes. O que é melhor para os fãs?”, questionou.

A medida acarretaria importante mudança no calendário do futebol europeu. Os principais campeonatos nacionais têm as férias na metade do ano e param por poucos dias em dezembro, no inverno europeu.

“Em 10 anos, nós temos tempo para decidir como adiar a temporada por um mês”, declara Platini, sem demonstrar preocupação.

“Em janeiro é difícil por causa dos Jogos Olímpicos de Inverno. Se nós pararmos (os campeonatos nacionais) entre 02 de novembro e 20 de dezembro, significa que, ao invés de terminar em maio, terminaríamos em junho. Não é um grande problema. É pelo bem da Copa do Mundo, a competição mais importante do mundo”.

O francês votou pela escolha do Qatar para sediar a Copa-2022 em oposição à candidatura da Inglaterra e também preferiu a Rússia, eleita, para 2018. Questionado se sua escolha teria sido forçada pelo ex-presidente francês Nicolas Sarkozy, Platini negou.

“Eu votei no Qatar porque era a hora de ir para um país naquela região do mundo. Um dia eu fui convidado por Sarkozy para um jantar, em que estaria o primeiro ministro do Qatar. Durante o jantar, o senhor Sarkozy nunca me pediu para votar no Qatar. Eles me convidaram para jantar, mas sabem que eu sou independente, que eu vou votar em quem eu quiser”, encerrou.