Topo

Ídolos do Santos festejam 50 anos de Mundial e pedem reconhecimento de tri esquecido

Lima e Pepe beijam a taça do título mundial de 1962, conquistado pelo Santos - Divulgação/Santos FC
Lima e Pepe beijam a taça do título mundial de 1962, conquistado pelo Santos Imagem: Divulgação/Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

11/10/2012 17h36

O Santos homenageou nesta quinta-feira, na Vila Belmiro, os campeões do primeiro título mundial do clube, conquistado em 11 de outubro de 1962, diante do Benfica, de Portugal, no estádio da Luz. Os protagonistas, que posaram para fotos ao lado do troféu, elegeram a decisão como o “maior jogo da história do Santos” e fizeram um apelo para Fifa reconhecer o título da Recopa de 1968 como o tricampeonato mundial do clube.

"A partida de lá não tem como ser esquecida. Foi o maior jogo da história do Santos, a principal partida daquela equipe. Tivemos poucos erros, mas não os menosprezamos até porque tinham um timaço. Eles mesmos disseram depois que não tinha como nos segurar. Marcavam o Pelé, mas sobrava o Coutinho, Dorval e Pepe", afirmou Lima.

O Santos conquistou o primeiro mundial após bater o Benfica em duas partidas – a primeira no Maracanã, por 3 a 2, em 19 de setembro, e a segunda, por 5 a 2, em 11 de outubro daquele ano.

O alvinegro praiano conquistou o bicampeonato no ano seguinte após vencer o Milan. A equipe santista precisou de três jogos para levantar a taça.  

Cinco anos após o bicampeonato mundial, o Santos conquistou a Recopa Mundial de 1968, título que gera o apelo dos ex-craques santistas a entidade máxima do futebol.

"As pessoas pedem o reconhecimento como se não fosse uma coisa oficial. Eu me considero campeão, fui lá, joguei e ganhei", afirmou Lima. 

A conquista da Recopa aconteceu diante da Inter de Milão, da Itália, em junho de 1969, atual campeã europeia na época. A equipe santista venceu o primeiro jogo por 1 a 0 e levantou o troféu devido a desistência dos italianos, que se recusaram a jogar a segunda partida por falta de datas no calendário.