Topo

Confederação confirma vitória da Costa do Marfim em jogo interrompido por vandalismo

Jogadores da Costa do Marfim correm para o vestiário após revolta no Senegal - AP
Jogadores da Costa do Marfim correm para o vestiário após revolta no Senegal Imagem: AP

Das agências internacionais

No Cairo (Egito)

16/10/2012 13h22

A CAF (Confederação Africana de Futebol) confirmou que o jogo entre Senegal e Costa do Marfim, pelas eliminatórias da Copa Africana de Nações 2013, terminou mesmo 2 a 0 para os marfinenses. A partida, disputada na capital senegalesa Dacar, no último sábado, foi interrompida quando faltavam 15 minutos para o fim, depois que torcedores começaram a colocar fogo na arquibancada e atirar objetos no campo.

Com a confirmação do resultado no estádio Léopold Sédar Senghor, a Costa do Marfim está classificada para a competição continental no ano que vem. O Comitê Disciplinar da CAF ainda vai definir quais sanções serão sofridas pela seleção do Senegal após o vandalismo da torcida.

As confusões começaram após a Costa do Marfim marcar seu segundo gol, com o astro Drogba convertendo pênalti. Revoltados com a provável desclassificação da Copa Africana de Nações (já que Senegal precisaria fazer quatro gols em 15 minutos para levar a decisão para os pênaltis), os torcedores locais começaram a colocar fogo em objetos na arquibancada, e passaram a arremessa cadeiras, pedras, garrafas e latas nos atletas marfinenses. A polícia teve que entrar em ação e usou gás lacrimogêneo para acabar com o tumulto.

Com a classificação, a Costa do Marfim se junta a Mali, Gana, Zâmbia, Nigéria, Tunísia, Marrocos, Etiópia, Cabo Verde, Níger, Angola, Togo, República Democrática do Congo, Burkina-Faso e Argélia na próxima edição da Copa Africana de Nações, que será disputada na África do Sul (também classificada como anfitriã). O torneio será disputado entre 19 de janeiro e 10 de fevereiro de 2013.