Topo

Com aval do Santos, ex-diretor do clube negocia ida de F. Costa para o Penapolense

Fábio Costa pode jogar por empréstimo no Penapolense até o fim do Paulistão 2013 - Fernando Santos/Folha Imagem
Fábio Costa pode jogar por empréstimo no Penapolense até o fim do Paulistão 2013 Imagem: Fernando Santos/Folha Imagem

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

19/10/2012 06h00

O goleiro Fábio Costa está na mira do Penapolense, que conquistou o acesso para a elite do Campeonato Paulista pela primeira vez neste ano. Por intermédio do ex-diretor das categorias de base do Santos, Paulo Carvalho, o clube do interior iniciou as conversas com a diretoria santista para contratar o goleiro de 34 anos.

“A negociação está sendo tratada. Fizemos em primeiro lugar o contato com o Santos para preservar a ética do futebol e agora estamos liberados para falar com o jogador. O Santos está aberto para todos e o Fábio Costa desperta o interesse de todos. O nosso relacionamento com o Santos é muito bom”, afirmou Carvalho, hoje dirigente do Penapolense e que foi o primeiro diretor da base santista na gestão do presidente Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro.  

Os dirigentes santista confirmam as negociações, revelam que o acordo seria por empréstimo até o termino do Paulistão e prometem não colocar obstáculos para que o negócio seja concretizado. Penapolense e Santos, inclusive, devem fazer uma composição salarial.

“O Paulo Carvalho, ex-dirigente nosso, procurou o Santos dizendo que o Penapolense tem interesse no Fábio Costa. Eles demonstraram vontade. As negociações estão sendo desenvolvidas. Seria um empréstimo para o Paulista. Se o Fábio Costa desejar ir, quer jogar, mantendo o contrato com o Santos, não vejo obstáculos”, afirmou o vice-presidente do Santos, Odílio Rodrigues.

O goleiro treina separado do elenco santista, sempre em horários distintos do grupo de jogadores comandados pelo técnico Muricy Ramalho.

Fábio Costa tem contrato com o Santos até o fim de 2013. O atleta teve seu melhor momento com a camisa alvinegra no início da década passada, quando foi titular absoluto da geração Robinho & Diego.

Depois disso, vestiu a camisa do Corinthians e também foi campeão nacional, em 2005. De volta ao Santos, foi o capitão na campanha do bicampeonato paulista, em 2006 e 2007.  A partir de 2008, caiu de produção, sofreu com lesões e foi emprestado ao Atlético-MG.

Em maio, Fábio Costa estava no banco do passageiro na colisão entre um Troller amarelo e um caminhão no Km 515 da Rodovia Rio-Santos em direção a Angra dos Reis. O goleiro sofreu uma luxação no ombro, enquanto o motorista Fernando Amâncio de Carvalho morreu no local.

Apesar do acidente ter atrapalhado um período da rotina de treinos neste ano, Fábio Costa acredita que não está sendo aproveitado pelo técnico Muricy Ramalho por causa de sua amizade com o ex-presidente do Santos, Marcelo Teixeira, rival de Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro, que comanda o clube atualmente.