Topo

Antes caseiro, Corinthians esquece Nacional e vive semana da ascensão dos estrangeiros

Juan Martínez e Paolo Guerrero treinam e devem ser titulares no Corinthians sábado - Rodrigo Coca/Ag. Corinthians/site oficial do Corinthians
Juan Martínez e Paolo Guerrero treinam e devem ser titulares no Corinthians sábado Imagem: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians/site oficial do Corinthians

Do UOL, em São Paulo

20/10/2012 06h00

A maior prova de que o Corinthians está se tornando um time internacional está na língua. No centro de treinamento Joaquim Grava se falou em vários idiomas nos últimos dias. Na quinta-feira, Chen Zizao arriscou uma entrevista em uma mistura de inglês e português com sotaque chinês.

Na sexta, os atacantes Guerrero e Martinez, conversaram com os jornalistas em um portunhol arrastado. Dois dias antes, o gerente de futebol Edu Gaspar explicava os detalhes de sua recente viagem ao Japão e dava palpites sobre o futebol inglês, pelo qual passou no ápice da carreira.

O Brasileirão que é bom virou assunto secundário. O time enfrenta neste sábado o Bahia, às 18h30, no Pacaembu, partida para a qual foram relacionados nada menos do que quatro estrangeiros (apenas três podem entrar em campo).

Além dos já citados, o meia peruano ‘Cachito’ Ramirez, o menos badalado dos três, pode ser opção para o banco.

O também peruano Guerrero e o argentino Martinez devem ser os titulares no ataque ao lado de Romarinho. Após ter tido um filho fruto de um relacionamento com uma brasileira, Guerrero parece ser o mais habituado ao país. Pelo menos, ele é o gringo que fala português com menos sotaque.

MISTÃO DO CORINTHIANS ENCARA BAHIA AMEAÇADO PELA DEGOLA

O Corinthians não pensa mais no Campeonato Brasileiro. Apenas para cumprir tabela, o técnico Tite vai escalar um time misto entre reservas e titulares diante do Bahia no Pacaembu.

“A mamãe do meu filho é brasileira e joguei muito tempo com jogadores brasileiros, assisto televisão, compreendo quase tudo e aprendo muitas coisas para falar”, disse o peruano na sexta.

Com um pouco mais de dificuldade com a língua, Martinez afirmou ouvir música brasileira para aprender português e deu uma declaração que arrancou risos em conversa com os jornalistas.  “Camaro amarelo é uma boa música”, disse ele sobre o hit da dupla sertaneja Munhoz e Mariano que fala de um desejado modelo de carro.

A dupla pode se destacar com a bola nos pés, mas, sem ela, a grande estrela gringa do Corinthians é mesmo o simpático Zizao. Em sua segunda entrevista coletiva desde que chegou ao clube, o chinês arrancou risos em cada tentativa de resposta em português.

E revelou detalhes de sua estadia no Brasil, como o fato de gostar de feijoada, não ser fã de caipirinha e estar sem namorada no país justamente pela dificuldade no domínio da língua.

A conversa aconteceu na quinta, um dia depois de Zizao ter feito sua tão aguardada estreia. Foram apenas alguns minutos, uma tentativa de drible e um desarme, mas o suficiente para torná-lo o novo xodó da Fiel.

Mesmo assim, Zizao não teve a escalação confirmada para o jogo contra o Bahia e ainda terá de ralar muito para ganhar a confiança de Tite. Além do mais, o argentino e o peruano podem voltar ao banco quando Emerson Sheik e Jorge Henrique, por exemplo, estiverem 100% para jogar.

A internacionalização do Corinthians é uma realidade que parece ter vindo para ficar. Pero no mucho.