Topo

Candidato apoiado por Zico no Fla pode ter chapa impugnada por problemas na Justiça

Wallim Vasconcellos (D) pode ter sua candidatura à presidência impuganada no Fla - Pedro Ivo Almeida/UOL
Wallim Vasconcellos (D) pode ter sua candidatura à presidência impuganada no Fla Imagem: Pedro Ivo Almeida/UOL

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/10/2012 16h10

Após ser questionado pelo seu tempo de vida associativa no clube, o candidato Wallim Vasconcellos tem novos problemas para conseguir emplacar sua candidatura na corrida presidencial do Flamengo. Apoiado pelo ídolo Zico e por importantes empresários rubro-negros, o líder da chapa "Fla Campeão do Mundo" agora sofre com outras denúncias para confirmar sua participação no pleito que ocorrerá em dezembro.

Com problemas na Justiça e respondendo a uma ação do Ministério Público Federal no Superiro Tribunal de Justiça, a candidatura de Wallim ainda será analisada pelo Conselho de administração do clube, já que o Estatuto rubro-negro não permite que membros com pendências judiciais participem da eleição na Gávea.

CHAPASCANDIDATOS
"Tua Glória é lutar"Presidente: Patricia Amorim / Vice: Paulo César Ribeiro
"Fla Campeão do Mundo"Presidente: Wallin Vasconcellos / Vice: Rodolfo Landim
"Planeta Fla"Presidente: Ronaldo Gomlwsky / Vice: Milton Gonçalves
"Fla Único"Presidente: Jorge Rodrigues / Vice: Sérgio Roberto de Brito
"Flamengo Nova Geração"Presidente: Lysias Itapicurú / Vice: Fausto Alvim P. Guerra
"Orgulho de ser rubro-negro"Presidente: Maurício de Souza Neto / Vice: Francisco Gulart

Ex-diretor do BNDES, Wallim é réu, junto com outras 17 pessoas, em um processo por improbidade administrativa na concessão e na execução de financiamentos públicos na época que trabalhava no órgão federal.

Em uma primeira votação sobre o caso, a comissão eleitoral, por cinco votos a dois, recomendou que a candidatura fosse aceita. A decisão, no entanto, só será tomada pelo conselho de administração do Flamengo, onde a atual presidente e concorrente à reeleição, Patricia Amorim, possui amplo apoio.

Procurada para comentar o caso, a assessoria de imprensa de Wallim Vasconcellos minimizou a situação. Segundo os assessores, o candidato não é culpado de nada no processo de 2004 movido única e exclusivamente por motivos políticos. A Justiça, no entanto, ainda julga o caso. E enquanto não o martelo não for batido, o Flamengo pode impugnar sua candidatura.

No início do processo eleitoral do clube, no começo de outubro, o candidato José Carlos Peruano teve sua candidatura impugnada por problemas com a Justiça. A expectativa da chapa de situação é que o mesmo procedimento seja adotado com Wallim.

Além do ex-diretor do BNDES e de Patricia Amorim, outros quatro candidatos tentam alcançar a presidência do Flamengo para o triênio 2013-15. Jorge Rodrigues, Ronaldo Gomlewsky, Lysias Itapicurú e Maurício de Souza Neto participarão do pleito de dezembro.