Topo

Eleição 'emperra' planejamento do Fla, e Zinho não assegura permanência em 2013

Zinho (E) aguarda resultado da eleição de Patricia (D) para concluir planejamento no Fla - Alexandre Vidal/Fla Imagem
Zinho (E) aguarda resultado da eleição de Patricia (D) para concluir planejamento no Fla Imagem: Alexandre Vidal/Fla Imagem

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/10/2012 06h10

Apesar de toda a preocupação com a luta para o Flamengo escapar definitivamente do rebaixamento neste final de temporada, o diretor-executivo Zinho,já está com as atenções voltadas para 2013. Com uma série de problemas e muito desgaste nos cinco meses de trabalho à frente do rubro-negro, o cartola ainda não assegura que será o responsável por comandar o futebol do clube no próximo ano.

Entre os muitos desafios encontrados durante 2012, o atual e mais complicado diz respeito ao conturbado momento político do clube. Em conversa com a reportagem do UOL Esporte para explicar o que já está sendo feito para a próxima temporada, o diretor não esconde que as indefinições pelas eleições, que ocorrem em dezembro, atrapalham o planejamento do departamento de futebol.

"Esse momento de eleição é muito ruim. Sempre pensamos no planejamento, fazemos planos para o próximo ano, mas não sabemos quem vai ficar, como será essa mudança no fim do ano. O ideal é que a votação fosse bem antes do fim da temporada. Preferíamos chegar neste estágio do ano com tudo definido sobre contratos, receitas, dirigentes. Infelizmente, isso não acontece. Temos que procurar ficar longe disso e fazer o nosso trabalho. As pessoas que trabalham com futebol não tem cargos políticos, mas também sofrem com esse processo eleitoral", avaliou Zinho, explicando ainda as razões para a indefinição de sua permanência.

Confrontos da 5ª rodada

Mais jogos:
Bela do Flamengo
Bela do Avaí
Bela do Flamengo
Bela do Avaí

"Tenho contrato até 31 de dezembro e vou cumprir todas as minhas obrigações até lá. Tenho que deixar um elenco para 2013, uma pré-temporada já marcada, uma programação feita. Mas ainda não posso afirmar que vou continuar. E não falo isso em função de uma possível troca de presidente. Falo porque preciso avaliar uma série de coisas. Vou sentar com quem ganhar a eleição e ver se vão querer meu trabalho. Se falarem que sim, me convidarem para seguir, vou fazer ninhas exigências", contou o diretor.

Zinho ressaltou que precisa ter autonomia para começar um trabalho "do zero" e que algumas mudanças na estrutura do futebol precisam ser feitas a partir do que observou neste ano. Além disso, o desgaste neste período como dirigente também faz o cartola repensar seu futuro.

"É complicado você segurar tudo aqui. O desgaste é muito grande. Tenho que estar preparado e rever isso. E vou conversar com a pessoa que for comandar o clube. Vou montar um trabalho a partir do início e preciso colocar minhas condições. Fiz algumas observações nestes meses de trabalho e temos que mudar algumas coisas. Este ano, peguei do meio. Para o ano que vem, preciso fazer do meu jeito para continuar", explicou.

EXIGÊNCIA PARA CONTINUAR

Vou sentar com quem ganhar a eleição e ver se vão querer meu trabalho. Se falarem que sim, me convidarem para seguir, vou fazer minhas exigências. Vou montar um trabalho a partir do início e preciso colocar minhas condições. Fiz algumas observações nestes meses de trabalho e temos que mudar algumas coisas

Zinho, diretor de futebol do Flamengo, sobre sua situação para 2013

E mesmo com tantas indefinições, Zinho já vai traçando alguns detalhes para 2013. O diretor revelou que ele e o técnico Dorival Júnior já conversam sobre as carências do elenco e que futuras contratações já estão sendo analisadas.

"É claro que já estamos nos movimentando. E nem poderia ser diferente. Converso com o Dorival, estamos visualizando o mercado e vendo as posições que o time precisa se reforçar. Em novembro, com apenas um jogo por semana, teremos ainda mais tempo e iremos intensificar este trabalho. Ainda estamos resolvendo a questão da pré-temporada e vendo se poderemos fazer o período de preparação todo no CT [Ninho do Urubu]", contou o diretor-executivo de futebol do Flamengo.

Enquanto aguarda 2013 e os desdobramentos da votação de dezembro para a presidência do Flamengo, Zinho só pensa na reta final do Campeonato Brasileiro. Ainda com 40 pontos e na 14ª colocação, o time rubro-negro precisa de uma vitória na próxima quarta, contra o Atlético-MG, para espantar definitivamente as chances de rebaixamento e evitar mais uma preocupação para o diretor.