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Patricia pede desculpas, evita saída de vice de marketing e contorna crise política no Fla

Henrique Brandão não gostou das declarações de Patricia Amorim ao UOL Esporte - Márcia Feitosa/VIPCOMM
Henrique Brandão não gostou das declarações de Patricia Amorim ao UOL Esporte Imagem: Márcia Feitosa/VIPCOMM

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

31/10/2012 14h40

Patricia Amorim mostrou toda sua habilidade política nesta quarta-feira. Após ver o vice-presidente de marketing do Flamengo, Henrique Brandão, entregar seu cargo e dizer que estava rompendo com a diretoria atual no início da semana, a mandatária se reuniu com o dirigente, conseguiu evitar sua saída e contornou uma crise política que prometia conturbar os bastidores da eleição, que irá ocorrer em dezembro.

VEJA A ENTREVISTA DE PATRICIA E AS PROMESSAS DE MUDANÇA NO MARKETING

Com inúmeros problemas no marketing, o Fla não tem um patrocinador master na camisa desde o início do ano. A dirigente diz que o departamento do clube não se adequou as novas tendências do mercado específico de parceiros. Leia:
UOL: O fato do Flamengo não ter um patrocinador master é normal? O trabalho feito durante estes anos não preocupa?
PA:
Preocupa, sim. Preocupa. Tem um sentimento de que deixamos a desejar nesta área. Eu reconheço isso. Mas as pessoas também precisam entender que o mercado mudou. A dinâmica de patrocínio de camisa mudou. As pessoas querem a camisa dividida, sem grandes valores e por tempos mais curtos. Tudo mudou.
UOL: Sim. E o Flamengo continua sem um patrocínio master há oito meses. O clube não conseguiu entender estas novas tendências e se adequar?
PA:
Pode ser que sim. E até bem provável que seja. Não fomos bem na área de marketing com patrocínios. Precisamos nos adaptar ao mercado e ainda não fizemos isso. Tivemos propostas por valores menores e não aceitamos. Continuamos pedindo muito alto. Talvez isso tenha sido errado. E também temos muitas complicações no conselho para votar certas parcerias. Às vezes, não temos muito dinamismo no marketing por este receio da aprovação do conselho. E precisamos mudar isso.
UOL: Então, pelo cenário descrito, podemos afirmar que teremos mudanças no marketing? Você pretender mexer nesta pasta caso seja reeleita?
PA:
Sim. É possível. Não é nada pessoal com o Henrique (Brandão, vice de marketing), mas ficou a desejar. Até porque o clube tinha uma dúvida muito grande sobre o que era marketing e o que era comunicação, licenciamento e vendas. O marketing acabou sendo tudo isso, mas faltou em algumas partes. Por isso, entendemos que precisamos dividir essa vice presidência e criar uma de comunicação. E vamos fazer isso na próxima gestão: separar comunicação de marketing e criar um departamento de vendas, que será responsável por avaliar os valores corretos de patrocínio.

A presidente pediu desculpas a Brandão e solicitou que o mesmo não abandonasse o "barco" em momento tão importante no cenário político do clube. Henrique havia ficado insatisfeito com as declarações de Patricia em entrevista ao UOL Esporte (veja quadro ao lado) na última segunda-feira. Na ocasião, ela reconheceu a falta de sucesso no trabalho do marketing nos últimos meses e admitiu uma mudança no departamento para a próxima gestão, caso seja reeleita.

A ideia inicial de Patricia era criar uma vice presidência de comunicação, para dividir as tarefas com o marketing do clube, e realocar Henrique Brandão para o comando desta pasta. O dirigente, porém, não quis aceitar estas novas condições e distribuições de cargo inicialmente.

Incomodado, ele se reuniu com a presidente no início da semana e cobrou explicações sobre as declarações recentes. Patricia informou que não tinha muito o que falar, que seu discurso já havia sido apresentado. Henrique, então, sugeriu entregar o cargo. A mandatária, então, se assustou e pediu que o dirigente repensasse a sua decisão.

Após assegurar a colegas do clube e amigos próximos que não mudaria de postura, o vice de marketing não resistiu aos apelos da presidente. Ambos se reuniram no início da tarde desta quarta e definiram que nenhuma mudança será feita na pasta de marketing até a próxima reunião da diretoria, que deve ocorrer na próxima semana.

Com o "fico" após o pedido de desculpas e o clima mais ameno entre as partes, a tendência é que Henrique Brandão siga no marketing até o fim do mandato atual de Patricia e aceite o convite para a pasta de comunicação. Enquanto isso, outro nome assumiria a vice presidência de marketing.

Enquanto Henrique Brandão se mantém no cargo, quem pode deixar o departamento em breve é Marcus Duarte, diretor executivo de marketing. Sem muito prestígio interno e com poucos resultados no setor, ele vem sendo avaliado pela cúpula do clube e tem chances de ser substituído até o fim do mandato da atual gestão.

Principal pedra no sapato da presidente Patricia Amorim, o marketing rubro-negro vinha sendo alvo de críticas desde o ano de 2011. Para muitos, o departamento não soube explorar a imagem de Ronaldinho Gaúcho como deveria e deixou a desejar na captação de patrocínios e investidores. A gota d'água ocorreu nesta temporada, com o jejum de mais de 10 meses sem um patrocinador master no espaço frontal do uniforme do Flamengo.

Com a manutenção de Henrique Brandão, o Flamengo deixou de perder seu segundo vice-presidente em menos de dois meses. No início de setembro, Paulo César Coutinho já havia sido destituído do comando da pasta de futebol. As duas "cadeiras" são justamente os departamentos mais questionados em sua administração.