Topo

André Lima termina 2012 pior que 2011 e revive incertezas sobre permanência no Grêmio

André Lima revive incertezas sobre permanência no Grêmio, a exemplo do ano passado - EFE/Neco Varella
André Lima revive incertezas sobre permanência no Grêmio, a exemplo do ano passado Imagem: EFE/Neco Varella

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

03/11/2012 15h00

André Lima viveu um ano conturbado. Após começar a temporada 2012 entre os jogadores liberados para procurar outro clube, o centroavante foi reintegrado ao Grêmio, sofreu por não ter feito pré-temporada, disputou alguns jogos, mas voltou para a reserva. No fim da temporada, o camisa 99 perdeu espaço para Leandro e revive incertezas sobre o futuro.

Estatísticas

André Lima
André Lima
Assistências5
Bolas recebidas236
Bolas perdidas62
Dribles4
Faltas recebidas29
Faltas cometidas32
Finalizações24
Gols5
Aprov. de passes76%

Neste ano foram 47 jogos e 10 gols marcados. No Brasileirão foram 22 participações com 5 gols. No ano passado foram 38 jogos e 15 gols, sendo que durante quatro meses da temporada ele esteve afastado por lesão.

A média inferior e as raras oportunidades como titular prejudicaram André. O ataque titular do Grêmio é formado por Marcelo Moreno e Kleber, no banco, Leandro passou o centroavante e tem sido utilizado como suplente em ambas as funções.

No ano anterior, André encerrou a temporada como titular do time treinado por Celso Roth. Foi ele o principal responsável pelo último ponto alto no ano passado: a vitória por 4 a 2 contra o Flamengo no reencontro com Ronaldinho. Na ocasião André fez dois gols. Mas nem isso significou mudança de status. Para pré-temporada 2012, Brandão estava na lista dos aproveitados, ele não. E mesmo após o Olympique de Marselha forçar o retorno do concorrente, André não foi chamado.

O melhor ano para o camisa 99 foi, sem dúvida, 2010. Em sua primeira temporada em Porto Alegre, ele assumiu o comando de ataque ao lado de Jonas após a lesão de Borges e teve desempenho completamente satisfatório. Os bons jogos e gols significaram a renovação por mais três anos, que acabam em 2014.

No entanto novamente André começará o ano na lista dos que podem ir embora. A troca de direção irá significar nova avaliação, mas por se tratar de um jogador com mercado aberto no Brasil não seria surpreendente uma saída.

O presidente eleito do Grêmio, Fábio Koff, retorna de viagem na próxima segunda-feira. Os primeiros compromissos do mandatário - ainda antes da posse oficial - são a renovação de Vanderlei Luxemburgo e os casos de Zé Roberto, Souza, Gilberto Silva e Pará, todos titulares e com vínculos por terminar.

No entanto, Koff já avisou que irá reduzir o elenco gremista e o período de negociações já começará mesmo antes da troca formal de comando na agremiação.