Topo

Perto de atingir marca não obtida no Atlético há 21 anos, Cuca desconversa sobre temporada 2013

Cuca comemora "façanha" de começar e terminar a mesma temporada no Atlético-MG - Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG
Cuca comemora "façanha" de começar e terminar a mesma temporada no Atlético-MG Imagem: Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

04/11/2012 12h00

Prestes a completar o feito de iniciar e terminar uma temporada no comando técnico do Atlético-MG, o que não acontece há quase 21 anos, Cuca evita comentar sobre sua permanência para a próxima temporada, apesar do desejo já manifestado pela diretoria alvinegra de renovar contrato com o treinador.

LEVIR TAMBÉM TEM FEITOS IMPORTANTES

  • Renan Prates/UOL

    Em duas de suas passagens pelo Atlético-MG, Levir Culpi conseguiu completar um ano no cargo, mas em nenhuma delas, começando e terminando uma temporada. A primeira vez foi entre junho de 1994 a junho de 95 e a outra, entre maio de 2001 a maio de 2002.

Faltando cinco rodadas para encerrar o Brasileirão, Cuca conseguirá completar uma temporada inteira no comando do Atlético-MG, fato que não acontece desde 1991, quando Jair Pereira passou todo o ano à frente do time atleticano, deixando-o somente no ano seguinte.

“É ótimo, maravilhoso, porque no meio que vivemos, é raro, mas, graças a Deus, as coisas estão mudando”, comemorou Cuca sobre a chance de completar o feito e lembrando que há muito tempo também um treinador não terminava uma temporada e começa a seguinte.

Contratado pelo Atlético na temporada passada, com objetivo de evitar o rebaixamento do time no Brasileiro, Cuca teve o contrato renovado para a temporada de 2012, mesmo tendo se “despedido” de 2011 com a goleada sofrida  para o rival Cruzeiro, por 6 a 1.

Nesta temporada, o treinador vem colhendo frutos e, além de ser campeão mineiro invicto, disputa o título do Brasileiro, apesar de estar oito pontos atrás do líder Fluminense, podendo fazer a melhor campanha atleticana na história dos pontos corridos.

O contrato do treinador com o Atlético se encerrará ao final do atual Campeonato Brasileiro. Apesar de a diretoria atleticana já ter afirmado que pretende continuar com o treinador no comando do clube e já ter em mãos um novo contrato, Cuca evita comentar sobre renovação e tratará do seu futuro somente ao final da competição nacional.

“Nós temos que fazer essas cinco partidas, acreditar ainda no título. não adianta pensar em renovar, pensar em contrato e dinheiro para o Cuca. Quero pensar em Atlético, guardar energias para os jogos e é nisso que estou focado”, observou Cuca.

Apesar dessa postura, o treinador já iniciou o planejamento para a temporada de 2013, que está muito perto de ser especial para o Atlético-MG, em função da quase confirmada  volta atleticana à Libertadores, após 12 anos.

Entre Jair Pereira, que permaneceu como técnico entre janeiro de 1991 a março de 1993, e Cuca, o Atlético-MG teve 45 treinadores, alguns com mais de uma passagens, casos de Procópio (quatro vezes), Levir Culpi (três vezes), Marcelo Oliveira, Leão, Celso Roth, Vantuir Galdino.