Topo

Corpo de Alex Alves é velado em Salvador e será cremado no fim da tarde

Corpo do jogador Alex Alves é velado no no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador - Romildo de Jesis/Estadão Conteúdo
Corpo do jogador Alex Alves é velado no no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador Imagem: Romildo de Jesis/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

15/11/2012 16h06

O corpo do jogador Alex Alves está sendo velado na tarde desta quinta-feira, no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador. O corpo será cremado por volta de 16h30.  

Alex Alves morreu na manhã de quarta-feira por falência de múltiplos órgãos em decorrência de uma doença rara, própria da medula óssea, chamada de Hemoglobinúria Paroxística Noturna (HPN).

Ele estava internado no hospital Amaral Carvalho, em Jaú, interior de São Paulo, há alguns meses em tratamento da doença. O ex-jogador chegou a passar por um transplante de medula óssea, no dia 5 de outubro, após receber a doação de seu irmão. Mas teve complicações nos procedimentos pós-operatórios e não resistiu.

O chefe da equipe médica que tratou do ex-jogador, o hematologista Mair Pedro de Souza, disse que acreditou na recuperação do paciente até o dia anterior à sua morte.

“Sabíamos que a recuperação seria longa, mas o tempo todo acreditávamos que a rejeição da nova medula seria superada. Ele apresentou uma piora nos últimos cinco dias, mas até ontem, quando piorou muito durante a madrugada, eu pensei que ele iria conseguir. Ele estava consciente”, disse ao UOL Esporte.

O ex-atacante estava longe dos gramados desde 2010. Há cinco anos, no entanto, ele convivia com a doença e também sofria com o fim da carreira, com problemas de peso e financeiros. 

O auge da carreira foi na década de 1990. Revelado pelo Vitória, onde foi vice-campeão brasileiro, ele passou por Palmeiras e Portuguesa e viveu seu melhor momento no Cruzeiro, onde ficou até 1999. Vendido ao Hertha Berlin, da Alemanha, Alex Alves alternou bons e maus momentos no clube, foi considerado "garoto-problema" pela mídia local e nunca mais voltou a jogar seu melhor futebol. 

De volta ao Brasil, ele chegou a passar discretamente por Atlético-MG, Vasco e Vitória, antes de iniciar uma peregrinação por clubes pequenos.