Topo

Em primeiro encontro, Comitê de Futebol da Fifa pede fim de direitos de jogadores por terceiros

Pelé e Beckenbauer são os consultores especiais do Comitê de Futebol da Fifa. - Reuters
Pelé e Beckenbauer são os consultores especiais do Comitê de Futebol da Fifa. Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo

16/11/2012 14h08

O Comitê de Futebol da Fifa pediu para pelo fim da prática de terceiros possuirem direitos sobre jogadores, durante seu primeiro encontro, ocorrido nesta sexta-feira na sede da entidade, em Zurique. O Comitê defendeu que a Fifa discuta regras que proíbam a prática já em sua próxima reunião. 

A criação do Comitê foi parte das medidas adotadas para reformular a Fifa, após o escândalo de pagamento de propinas que veio à tona em  2011. Na prática, ele substitui as quatro força-tarefa, criadas em meados deste ano, que analisaram temas ligados ao futebol e suas estruturas, além das relações entre clubes e as entidades organizadoras.

“Foi uma decisão acertada unir esforços neste Comitê do Futebol em vez de termos fóruns distintos lidando com as mesmas questões, como eram as forças-tarefa. O futebol não é intocável, precisamos lidar com aspectos importantes do jogo e este comitê é o lugar certo para isto, representa o poder do futebol, disse Franz Beckenbauer, um dos integrantes do grupo.

Franz Beckenbauer

O futebol não é intocável, precisamos lidar com aspectos importantes do jogo

Beckenbauer e Pelé são os consultores especiais do grupo permanente. Em comunicado, a Fifa ressaltou que Pelé ( o único brasileiro que integra o Comitê) não esteve presente por ter sido hospitalizado.

O presidente do Comitê, Michel Platini, disse estar honrado por começar a exercer a função. “As discussões que tivemos hoje ressaltam a competência destes membros em abordar efetivamente áreas importantes que têm impacto no futebol.”

O grupo tem ainda como membros Chilavert (Paraguai), George Weah (Libéria), Carlos Bilardo (Argentina), Francisco Maturana (Colômbia), Rummenigge (Alemanha), Christian Karembeu (França) e Harry Kewell (Austrália), entre outros.