Topo

Isolado após série de lesões, Maldonado adota silêncio e tenta se livrar de 'barca' no Fla

Maldonado tenta a cabeçada em um dos poucos jogos pelo Flamengo neste ano - André Portugal/VIPCOMM
Maldonado tenta a cabeçada em um dos poucos jogos pelo Flamengo neste ano Imagem: André Portugal/VIPCOMM

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/11/2012 06h10

Peça importante na conquista do título brasileiro de 2009, quando chegou a ser convocado várias vezes para a seleção chilena, Maldonado já não goza mais do mesmo prestígio no Flamengo. Prejudicado por uma série de lesões no joelho, o volante vive isolado no Centro de Treinamento do rubro-negro e com indefinições sobre o seu futuro.

Em silêncio, evitando qualquer declaração sobre sua recuperação e o contrato com o Flamengo, o jogador tenta se livrar da "barca" com jogadores que irá partir do clube no fim deste ano. Com o vínculo se encerrando no próximo dia 31 de dezembro, o chileno ainda não foi procurado pelo clube para qualquer tipo de posição.

E a tendência é que as atuações de Maldonado com a camisa do Flamengo fiquem apenas no passado e não voltem a se repetir. Pelo menos no próximo ano.

EM 2009, A MELHOR FASE NO FLAMENGO

  • VIPCOMM

    Maldonado viveu seu melhor momento no Fla em 2009, quando foi titular em parte do título do BR

Neste ano, o volante chileno teve dois graves problemas no joelho e entrou em campo apenas nove vezes. Sem nem sequer atuar sob o comando de Dorival Júnior, ele não deverá ser aproveitado pelo técnico.

"O Maldonado teve um problema muito sério [reconstrução do ligamento cruzado] e foi agravado por ocorrer em um joelho que ele já tinha operado. Consequentemente, a recuperação demorou mais. Ele encerrou a etapa de fisioterapia há poucos dias, mas ainda está longe de poder voltar a jogar. No momento, ele faz um trabalho leve na areia e começa a correr de maneira moderada no gramado. Com bola, acredito que ele só vá trabalhar m 2013 mesmo", explicou Márcio Tannure, médico do Flamengo.

E a atividade com bola provavelmente ocorrerá longe do Flamengo, principalmente pela outras opções que a comissão técnica dispões no elenco atual. Dorival Júnior não esconde a preferência por Amaral, Cáceres, Airton, Muralha e Luiz Antônio. Os dois últimos, inclusive, aproveitaram as chances no time principal após subirem das categorias de base e reforçaram a ideia de que o rubro-negro não precisaria renovar com Maldonado.

Enquanto o Flamengo não bate o martelo sobre o seu futuro, o volante chileno segue trabalhando no Ninho do Urubu. Cada vez mais isolado e sem chances, ele deverá entrar de férias juntamente com os companheiros no dia 3 de dezembro. No entanto, Maldonado dificilmente voltará para o início das atividades em 2013.