Topo

Massacre alemão e golaços em jogos do Liverpool e Fener encerram dia na Liga Europa

Irtegun, do Fenerbahce, "pedala" no ar para fazer o gol da vitória contra o Olympique - REUTERS/Jean-Paul Pelissier
Irtegun, do Fenerbahce, "pedala" no ar para fazer o gol da vitória contra o Olympique Imagem: REUTERS/Jean-Paul Pelissier

Do UOL, em São Paulo

22/11/2012 20h00

Se o brasileiro Flavinho já havia iniciado a rodada da Liga Europa fazendo um golaço no empate entre Nefchti e Partizan (veja o lance), pelo grupo H, os gringos não ficaram de fora nos jogos que encerraram o dia na competição continental. Em dois dos duelos mais importantes do dia, verdadeiras pinturas marcaram os confrontos entre Olympique de Marselha e Fenerbahce, na França, e Liverpool e Young Boys, na Inglaterra.

O time turco se manteve na liderança do grupo C com uma importante vitória fora de casa. Para bater o Olympique por 1 a 0, o Fener contou com uma bicicleta fantástica do zagueiro Irtegun. Ele aproveitou sobra em cobrança de escanteio, matou no peito já ajeitando a bola e "pedalou" bonito para mandar fora do alcance do goleiro Mandanda.

ZAGUEIRO DO FENERBAHCE FAZ GOLAÇO DE BICICLETA; ASSISTA

Com a vitória, a equipe do volante brasileiro Cristian, ex-Corinthians, chegou a 13 pontos e assegurou a classificação em primeiro lugar no grupo H para a próxima fase da Liga Europa. Na outra partida da chave, o Borussia Mönchengladbach bateu o Limassol por 2 a 0 (gols do brasileiro naturalizado belga Igor de Camargo), também assegurou a vaga na chave e de quebra eliminou o Olympique.

Já pelo grupo A, que teve seu primeiro jogo mais cedo (vitória por 2 a 0 do Anzhi sobre a Udinese), o Liverpool empatou com o Young Boys por 2 a 2, com gols de Shelvey e Joe Cole. O tento mais bonito do duelo, porém, saiu dos pés do argentino Bobadilla, do time suíço. Ele recebeu lançamento, dominou na coxa e bateu cruzado para o fundo das redes. Zarate fez o outro dos visitantes.

ARGENTINO DO YOUNG BOYS FAZ GOLAÇO CONTRA O LIVERPOOL; VEJA

O placar manteve o Liverpool na segunda posição da chave, mas não classificou o time inglês para a próxima fase do torneio. Com sete pontos, a equipe vermelha está empatada em pontos com o Young Boys, mas leva vantagem nos critérios de desempate. Já a Udinese está na lanterna e já não tem mais chances de classificação após a derrota para o Anzhi.

MASSACRE ALEMÃO FORA DE CASA; SEM FALCAO, ATLÉTICO DE MADRI SE CLASSIFICA

No maior placar do dia na Liga Europa, o Stuttgart, da Alemanha, visitou o Steua Bucareste na Romênia e não teve dó dos anfitriões, líderes do grupo E. Com gols de Tasci, Harnik, Sakai e Okazaki (2), o clube alemão triturou por 5 a 1 e se aproximou da ponta da chave. A equipe romena, no entanto, ainda lidera, com dez pontos (contra oito do Stuttgart). No outro jogo do grupo, o Copenhagen bateu o Molde por 2 a 1.

BRASILEIRO FAZ DOIS E CLASSIFICA O BORDEAUX; NAPOLI TAMBÉM AVANÇA

No grupo D, brilhou a estrela do brasileiro Jussiê, ex-Cruzeiro, que fez os dois gols do Bordeaux na vitória por 2 a 1 sobre o Brugge. Com o resultado, o time francês garantiu vaga na próxima fase. O outro classificado da chave também já é conhecido: o Newcastle, que avançou ao empatar em 1 a 1 com o Marítimo. Já na chave F, Dnipro Dnipropetrovsk e Napoli asseguraram vaga. O clube ucraniano bateu o PSV, fora de casa, por 2 a 1, enquanto a equipe italiana, também longe de seus domínios, venceu o AIK pelo mesmo placar.

Já pelo grupo B, o artilheiro Falcao Garcia foi poupado, mas o Atlético de Madri venceu mesmo assim. O time da capital espanhola bateu o Hapoel Tel Aviv, de Israel, e também assegurou vaga na próxima fase da Liga Europa. Na outra partida, Académica e Viktoria Plzen empataram por 1 a 1, resultado que eliminou o time português e classificou os tchecos para a próxima fase.

VEJA OUTROS RESULTADOS DA LIGA EUROPA