Topo

Campeão do mundo em 1966, inglês Bobby Moore teve que vencer câncer antes do Mundial

Do UOL, em São Paulo

23/11/2012 12h37

Um livro lançado nesta semana na Inglaterra contou histórias de bastidores inéditas sobre a conquista da Copa do Mundo de 1966 pelo English Team. Segundo o autor Norman Giller, o lendário zagueiro e capitão Bobby Moore lutou e venceu um câncer de testículo dois anos antes do Mundial.

"De maneira incrível, Bobby sobreviviu a um grave câncer de testículo dois anos antes da Copa. A história só surgiu agora porque, naqueles tempos, admitir que tinha câncer era uma vergonha, a palavra nem podia ser pronunciada", disse Giller, no lançamento de seu livro Bobby Moore - The Master. O jogador morreu em 1993, aos 53 anos, vítima de câncer de fígado e intestino.

"Ele já é um herói nacional, mas vocês podem imaginar o quanto a idolatria seria ainda maior se todos soubessem a agonia e a tortura que ele passou antes do triunfo na Copa. Sabendo disso, digo até que a estátua dele em Wembley deveria ter o dobro do tamanho", completou o autor, que teve ajuda do ex-jogador Jimmy Greaves, um dos melhores amigos de Bobby, para escrever o livro.

Norman Giller, inclusive, irá reverter toda a renda da publicação para a fundação criada pela viúva de Bobby Morre, Stephanie, para combater o câncer.