Topo

Enquanto atleticanos celebram fim de ano tranquilo, rivais celestes convivem com a incerteza

Ronaldinho e o ex-atacante atleticano Guilherme descontraídos na Cidade do Galo - Bruno Cantini/Site do Atlético-MG
Ronaldinho e o ex-atacante atleticano Guilherme descontraídos na Cidade do Galo Imagem: Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

Bernardo Lacerda e Gabriel Duarte

Do UOL, em Vespasiano e Belo Horizonte (MG)

23/11/2012 06h00

As esperadas férias de final de ano serão vividas de forma diferente pelos jogadores de Atlético-MG e Cruzeiro, em função da maneira igualmente distinta como está terminando a temporada 2012 para os tradicionais rivais. Com planejamentos distintos entre os clubes para o próximo ano, a maioria dos atletas do alvinegro mineiro deverá ter 30 dias de tranquilidade, enquanto para um grande número dos celestes o clima parece ser incerteza e de busca de novos caminhos.

  • Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

    Pierre admite estar muito mais tranquilo neste final de ano por ter sua permanência garantida no Atlético-MG

A diretoria do Atlético trabalha para a manutenção de 90% do elenco para a temporada de 2013. Com apenas seis jogadores com contratos se encerrando ao final da temporada, os jogadores entrarão de férias já sabendo as suas situações para o ano cuja grande motivação é a volta à Libertadores, após 12 anos ausente.

Dos atletas que ficarão sem contrato, a situação principal e que vem sendo tratada prioritariamente é a de Ronaldinho Gaúcho, que já se aproximou de um acerto com o time mineiro, de acordo com o irmão e empresário Roberto Assis. A expectativa é que a renovação do compromisso do camisa 49 seja oficializada antes mesmo do término do Brasileiro, na semana que vem. Dessa forma, Ronaldinho Gaúcho, que está de namorada nova, a ring girl Paola de Lucca, poderá aproveitar as férias sem preocupação.

O lateral esquerdo Triguinho, o volante Richarlyson, o zagueiro Luiz Eduardo, o meia Escudero e o atacante Juninho, cujos contratos se encerram no final deste mês, não deverão permanecer no Atlético-MG. Richarlyson, por exemplo, já admitiu que vem conversando com outros clubes interessados em contratá-lo.

O planejamento atleticano para o próximo ano já está tão adiantado, que após a assinatura de novo contrato com o técnico Cuca, garantido para 2013, a diretoria do clube já trabalha em busca de reforços e pretende anunciar chegadas e saídas de atletas ao final do Brasileiro. A expectativa do diretor de futebol, Eduardo Maluf, é que o grupo já esteja fechado para a pré-temporada.

“A gente sempre trabalha assim, tentando montar o grupo de forma mais rápida possível, para que na pré-temporada todos os nomes já estejam colocados no plantel e que todos trabalhem juntos. O planejamento está feito, os nomes a gente já sabe e já estamos conversando”, disse Maluf. Um deles já é conhecido: o volante Gilberto Silva, que está no Grêmio, já acertou sua voltar ao alvinegro mineiro.

O técnico Cuca já passou para a diretoria os casos dos atuais jogadores que não permanecerão no grupo para 2013 e aos poucos os atletas já estão sendo informados. O treinador pediu a contratação de seis reforços e deu ênfase a nomes para o meio de campo e ataque. “É fazer uma montagem ainda melhor para 2013, porque é a nossa grande chance. Temos que montar uma equipe ainda mais forte do que essa”, afirmou o treinador.

O volante Pierre reconhece que as férias serão tranquilas para o Atlético, ao contrário do período deste ano, quando a goleada sofrida para o Cruzeiro, por 6 a 1, na rodada de encerramento do Brasileiro tumultuou especialmente o começo do descanso dos atleticanos, que conviveram com críticas pesadas e com a suspeita de terem ‘amolecido’ o jogo para o rival.

“Sem dúvida, a manutenção do time é bom, parece que quase todo mundo tem contrato longo, a gente descansa bem melhor assim. Ano passado eu fiquei naquela incerteza se ficaria, este ano, já sei que posso ficar tranquilo”, afirmou Pierre, que foi envolvido em negociação com o Palmeiras no começo desta temporada, quando teve certeza que ficaria.

Clima de apreensão

No Cruzeiro, a situação é diferente. O time teve um ano sem nenhum título. Não chegou nem à final do Mineiro, foi eliminado precocemente na Copa do Brasil e fez campanha irregular no Brasileirão. O resultado disso é que haverá uma anunciada reformulação no elenco, já iniciada com a saída, nesta semana, de Alex Silva. Emprestado pelo Flamengo até o fim da temporada, o zagueiro entrou em acordo com a diretoria celeste e foi liberado pelo clube e retornará à Gávea.

  • wASHINGTON aLVES/vIPCOMM

    Wellington Paulista é exemplo de jogador que chega ao final do ano sem saber o seu futuro em 2013

A incerteza no Cruzeiro passa também pela troca do comando do time. Celso Roth não continuará e se despedirá no clássico contra o Atlético-MG. O novo treinador deverá ser Marcelo Oliveira, apesar da enorme rejeição enfrentada pelo torcedor cruzeirense. Jogadores já estão sendo contratados e muito serão dispensados ou envolvidos em negociações.

Além de Alex Silva, outras duas situações já estão certas. Os volantes Willian Magrão e Diego Arias não permanecem. O primeiro está emprestado pelo Grêmio e volta ao clube gaúcho. Já o colombiano, indicação do presidente Gilvan de Pinho Tavares, não conseguiu se acertar na Toca da Raposa e não continua em 2013.

Algumas outras situações adiantadas. É o caso do atacante Wallyson. O jogador está emprestado até o final do ano e ainda não foi procurado pela diretoria, sinalizando que não deverá permanecer. O atleta já recebeu sondagens de outros clubes brasileiros e seu empresário, Gustavo Arribas, já conversa com dirigentes de outras agremiações, embora prefira manter o sigilo.

O jogador diz que gostaria de permanecer, mas depende da vontade da diretoria. “Quero falar sobre contrato só ano que vem. Quero ficar, estou devendo ao Cruzeiro, que fez muitas coisas por mim. É um clube grande, que sempre está chegando. Quero continuar no Cruzeiro e isso só depende do presidente”, afirmou o jogador.

Mesmo jogadores que ainda têm contrato para a próxima temporada podem sair, seja por opção da diretoria ou até por causa de uma possível negociação, segundo apurou a reportagem. Protagonista de uma das “novelas” mais longas na última temporada, quando ficou próximo de se transferir, o argentino Montillo não descartou uma possível saída, mas negou ter recebido proposta do Fluminense.

O goleiro Fábio também negou ter recebido algum tipo de contato com dirigentes do São Paulo, que estaria interessado em seu futebol. O jogador disse estar feliz no Cruzeiro e observou que gostaria de permanecer na Toca da Raposa II.

Tanto o argentino como o goleiro são considerados importantes para 2013. Porém, a diretoria afirma que nenhum jogador é inegociável. Se ambos são esperanças para a próxima temporada, outros atletas do atual grupo não devem permanecer, mesmo com contrato.

Os zagueiros Mateus e Rafael Donato podem ser negociados ou até emprestados no próximo ano, mas a confirmação dependerá da chegada do novo treinador. Decepção para a diretoria, o volante Sandro Silva também deverá deixar o clube celeste.