Topo

Manchester United inaugura estátua para Alex Ferguson; "Superei a morte", diz técnico

Alex Ferguson está há 26 anos no comando do Manchester United, com 37 títulos - AP Photo/Martin Rickett/PA
Alex Ferguson está há 26 anos no comando do Manchester United, com 37 títulos Imagem: AP Photo/Martin Rickett/PA

Do UOL, em São Paulo

23/11/2012 18h35

O Manchester United, da Inglaterra, apresentou nesta sexta-feira a estátua do técnico Alex Ferguson, que está há 26 anos no comando do time inglês. O monumento tem 2,7m, é feito de bronze e foi colocado em frente à arquibancada do estádio Old Trafford que já leva o nome do comandante. O evento contou com a presença de atletas do elenco atual do clube e também de ídolos do passado, como Eric Cantona e Ruud van Nistelrooy.

TREINADOR HOMENAGEADO

  • REUTERS/Nigel Roddis

    Alex Ferguson sorri ao lado da mulher, Cathy, ao ver sua estátua

Emocionado, Ferguson disse ter ficado satisfeito por ter visto sua estátua antes de morrer. "Normalmente, as pessoas morrem sem ver sua estátua. Eu superei a morte. É um momento de muito orgulho", disse o técnico, dono de 12 títulos do Campeonato Inglês e dois da Liga dos Campeões e do Mundial de clubes. Ao todo, ele tem 37 taças pelo clube.

Alguns atletas emblemáticos do United que não puderam comparecer ao evento, como David Beckham e Cristiano Ronaldo, enviaram mensagem em vídeo saudando o lendário treinador.

"Você merece tudo isso, por tudo o que fez. Gostaria de estar aí, mas minha agenda é apertada, como você sabe. Espero vê-lo em breve, porque preciso praticar meu inglês. Obrigado por tudo, chefe", disse o português, que foi comandado por Ferguson no Manchester entre 2003 e 2009, quando se transferiu para o Real Madrid.

Em toda a história, o escocês só tem menos tempo no comando de clubes que outros três técnicos lendários: Bill Struth, que comandou o Rangers (Escócia) entre 1920 e 1954, Willie Maley, que dirigiu o Celtic (também da Escócia) entre 1887 e 1940, e o francês Guy Roux, que ficou no Auxerre, de seu país, de 1961 a 2005.