Topo

Ronaldo reencontra rival de 2002 e recebe elogios com 'afinada' no Medida Certa

Rustu, ex-goleiro da Turquia, reencontrou o rival Ronaldo Fenômeno na Soccerex - Gustavo Franceschini/UOL
Rustu, ex-goleiro da Turquia, reencontrou o rival Ronaldo Fenômeno na Soccerex Imagem: Gustavo Franceschini/UOL

Gustavo Franceschini, Vinicius Castro e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/11/2012 11h00

O ex-atacante Ronaldo reencontrou um importante adversário durante a Soccerex, feira de futebol que acontece no Rio de Janeiro. Trata-se de Rustu Reçber, ex-goleiro e que defendeu a Turquia na Copa do Mundo de 2002, quando a seleção brasileira conquistou o pentacampeonato mundial. Os dois conversaram nos corredores do evento. Após o bate-papo, o turco fez elogios ao processo de emagrecimento ao qual o Fenômeno está sendo submetido no quadro “Medida Certa”, do programa “Fantástico”, da TV Globo.

Rustu mostrou-se levemente surpreso com a participação do ex-camisa 9 no programa. Porém, salientou a importância de Ronaldo superar aos poucos o problema de peso. Na última medida realizada, o Fenômeno havia perdido 10kg e 7cm de circunferência abdominal. Ele também ganhou 2kg de massa muscular. Já o percentual de gordura do craque diminuiu de 25,5% para 20%.

“É a primeira vez que nos encontramos depois de tanto tempo. Sabia que o Ronaldo tinha esse problema na tireoide, o mundo inteiro sabe disso. Mas ele está superando essa doença. O Ronaldo está bem melhor do que na última vez que nos vimos. Ainda está gordo, mas seis meses antes estava bem mais pesado”, afirmou Rustu ao UOL Esporte.

Os dois personagens se encontraram na primeira rodada do Grupo C na Copa de 2002. O Brasil venceu a Turquia por 2 a 1. Ronaldo fez um gol e voltou a marcar na semifinal, quando os brasileiros superaram os turcos por 1 a 0. Os tropeços ainda estão na memória. Rustu revelou que os jogadores da Turquia sentiram o golpe, mas ressaltou a importância do feito para o país, cuja seleção ainda é lembrada com carinho pela população em decorrência da boa campanha.

“O gol na semifinal doeu muito e até falamos sobre isso. Mas a seleção brasileira era a melhor do mundo na época e o Ronaldo sempre foi um jogador importante. Fico feliz de vê-lo. Aquela competição foi muito importante para a Turquia. O povo vibrou com a nossa campanha, mas os jogadores sentiram o golpe. Ficamos tristes, pois até poderíamos ter vencido”, encerrou.

Rustu participa da Soccerex para promover o Mundial sub-20. A competição acontece em 2013, na Turquia, cujo ex-goleiro é o embaixador do país.