Topo

Novo presidente do Fla quer Zinho 'boleiro', mudança estrutural e diretor de futebol

Zinho pode continuar no Fla em 2013, mas departamento de futebol deve ter mudanças - Alexandre Vidal/Fla Imagem
Zinho pode continuar no Fla em 2013, mas departamento de futebol deve ter mudanças Imagem: Alexandre Vidal/Fla Imagem

Pedro Ivo Almeida

Do UOL,no Rio de Janeiro

05/12/2012 06h00

A escolha de Eduardo Bandeira de Mello no pleito presidencial do Flamengo, na última segunda-feira, deve ter impactos sobre o departamento de futebol nos próximos dias. O novo presidente planeja mudanças na estrutura do clube, com a contratação de um novo diretor de futebol para auxiliar Zinho, que ficaria responsável pelo contato direto com os jogadores no vestiário. O nome mais cotado para a nova função é o de Felipe Ximenes.

Atualmente, além de resolver questões de logística, Zinho é responsável pela avaliação do trabalho da comissão técnica, mapeamento do mercado de jogadores e renovação de contrato dos atletas que lá estão. O gerente de futebol diz que gostaria da mudança, dividindo o trabalho com outro profissional. Internamente, porém, ele perderia o poder que desfruta atualmente. 

"Eu quero apenas o melhor para o Flamengo. Se tiver um diretor para cuidar de contratos e parte burocrática eu até prefiro. Gosto mesmo é de ficar ali pelo CT [Ninho do Urubu], conversando com os jogadores. E é sempre importante profissionais que cheguem para somar ao trabalho", disse Zinho.

NOVO PRESIDENTE DO FLAMENGO DIZ QUE JÁ TEM PROPOSTAS DE PATROCÍNIO

  • Um dos pontos que mais gerou criticas na administração de Patrícia Amorim no Flamengo era a demora para o time apresentar um patrocinador master. O problema pode estar perto do fim. Vencedor do pleito presidencial da última segunda-feira, Eduardo Bandeira de Mello disse que já tem propostas para 2013, mas não revelou nomes.

Muitos nomes já foram especulados no clube, como do atacante Robinho, atualmente no Milan, e do meia Renato Augusto, do Bayer Leverkusen. Porém, Zinho explica que as negociações sofreram uma interrupção por conta do processo eleitoral. O gerente de futebol quer pressa para não perder jogadores. A única negociação confirmada até o momento é a saída do atacante Negueba para o São Paulo.

"Eu até tento agilizar algumas coisas, mas preciso de uma definição sobre a presidência. Não assino nada. Alguns nomes estavam encaminhados, mas acabaram dando uma pausa nas conversas. Estamos parados aguardando as definições. Mas não podemos demorar", completou o dirigente do Fla.

Ximenes se cala

Nome preferido da nova chapa para a função de diretor de futebol, Felipe Ximenes pediu 'um tempo' para falar sobre o assunto. Ele não desmente as negociações, mas espera os próximos dias para se pronunciar.

"Ficaram falando sobre Vasco comigo durante três semanas e eu neguei. Sempre falei que não tinha nada e essa era a verdade. Sobre Flamengo, prefiro ficar calado. Em breve falarei sobre o assunto com vocês [imprensa]. Vamos esperar um pouco", declarou o dirigente.

Sócio de Eike Batista no comando

Felipe Ximenes está no Coritiba desde 2009 e foi um dos responsáveis pela reestruturação do clube, rebaixado naquele ano, mas finalista da Copa do Brasil em 2011 e 2012. O dirigente seria responsável pelo elo entre o departamento de futebol e Flávio Godinho, líder da Chapa Azul e sócio da EBX, que será o homem forte da pasta no aspecto político.