Topo

Botafogo vive incertezas no ataque, mas busca solução em casos de Elkeson e B. Mendes

Elkeson está em processo final de negociação e deverá assinar com o Guanzhou-CHI - Agif
Elkeson está em processo final de negociação e deverá assinar com o Guanzhou-CHI Imagem: Agif

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/12/2012 06h07

Apesar de terminar o Campeonato Brasileiro como a terceira equipe que mais marcou gols na competição, o ataque do Botafogo enfrentou vários problemas ao longo da temporada. Após as saídas de Loco Abreu e Herrera, o Alvinegro viveu período de incertezas, mas resolveu sua situação com a improvisação de Elkeson e, principalmente, a chegada de Bruno Mendes. Entretanto, os dois enfrentam problemas extracampo e mantém algumas dúvidas para 2013. A diretoria está atenta e busca uma solução para a dupla.

Elkeson dificilmente continuará no Botafogo. Valorizado, o jogador recebeu algumas propostas e está na iminência de ser vendido para o Guanzhou Evergrande-CHI. Entretanto, algumas exigências do Alvinegro paralisaram as negociações, o que não deverá durar muito tempo. A diretoria está satisfeita com os números apresentados pelos chineses e tudo deverá se resolver na próxima semana.

BOTAFOGO REFUTA DESPESA COM TÚLIO, MAS PREVÊ 5 JOGOS E FIM DO PROJETO

  • Após dois amistosos, o projeto “Túlio a 1000 – 7 gols de solidariedade” empacou nas últimas semanas. O Botafogo refuta gastar dinheiro com a iniciativa e viu a concorrência dos jogos decisivos dos campeonatos impedirem o prosseguimento das negociações. Entretanto, a diretoria alvinegra se diz confiante na retomada das ações e prevê aproximadamente cinco partidas para encerrar a homenagem ao atacante no fim de janeiro.

O Botafogo, inclusive, já aceitou a proposta dos chineses no valor de 6 milhões de euros, aproximadamente R$ 16,5 milhões. Entretanto, o Alvinegro terá direito a apenas 35%, algo em torno de R$ 6 milhões. A diretoria queria receber parte instantaneamente para ajudar no pagamento de salários dos jogadores, o que foi negado pelo Guangzhgou.

“O Botafogo é estruturado, cumpre seus compromissos, tem um estádio, tem vida própria. O Botafogo funciona. Depende de dinheiro como qualquer empresa. O Elkeson é um produto, uma matéria prima do Botafogo, que tem o futebol com sua principal atividade. O Elkeson faz parte disso. A venda ainda não está concretizada, mas encaminhada. Tudo se resolverá”, disse o vice de futebol, Chico Fonseca.

Já Bruno Mendes ainda precisa resolver o imbróglio envolvendo o Guarani e o ex-jogador Andrei, que colocou o Alviverde na Justiça cobrando salários atrasados. Desta forma, o ex-zagueiro penhorou os direitos econômicos do atacante e cancelou a negociação entre o time de Campinas e HAZ Agency Sports, de Gustavo Arribas, empresário do camisa 38 e que o emprestou ao Botafogo.

A próxima audiência de Bruno Mendes estava marcada para 11 de janeiro, mas a mesma foi adiada para 14 de dezembro, o que satisfez o Botafogo. A diretoria alvinegra quer a solução o mais rápido possível, mas não teme perder o atleta na Justiça. Segundo Chico Fonseca, o bom senso prevalecerá.

“Não tenho a menor duvida que o Bruno Mendes jogará em 2013 pelo Botafogo. Essa dúvida não resiste a ninguém. Sinceramente não existe isso. Qualquer um de bom senso, vê isso. O jogador quer trabalhar e o Botafogo pagar seu salario. Ele está sendo proibido de trabalhar por conta de uma divida de uma empresa em que trabalhou há tempo atrás. Não tenho duvida que jogará pelo botafogo em 2013”, finalizou.