Topo

Com Tom Cruise na plateia e invasão de campo, United vence clássico de Manchester

Rooney comemora depois de fazer o primeiro gol na vitória contra o City - Clint Hughes/AP Photo
Rooney comemora depois de fazer o primeiro gol na vitória contra o City Imagem: Clint Hughes/AP Photo

Do UOL, em São Paulo*

09/12/2012 13h25

Clássico com mais de cem anos de história, entre dois melhores colocados do Campeonato Inglês, o jogo entre os rivais de Manchester tinha tudo para ser parelho e disputado. E foi assim, apesar da vantagem inicial do United, que abriu o placar aos 15 minutos e ampliou aos 28 do primeiro tempo. O City descontou no início do segundo tempo e conseguiu até empatar no final. Nos descontos, porém, o United marcou e o derby terminou em 3 a 2, deixando o clube na liderança isolada do Campeonato Inglês, com seis pontos a mais que o rival.

ASTRO DE HOLLYWOOD NA TORCIDA

  • Fã de futebol, Tom Cruise foi ao clássico inglês neste domingo

O início arrasador do Manchester United dava ares de que a partida poderia ser tranquila para o líder do Campeonato Inglês. Mesmo jogando na casa do rival, o time fez dois a zero em 28 minutos de jogo. Rooney fez os dois gols.

No primeiro, o atacante recebeu na área e tocou no canto direito do gol de Hart. O goleiro parecia não acreditar no destino da bola e viu parado ela ir para as redes. Pouco mais de dez minutos depois, Rooney ampliou em jogada de Rafael pela lateral direita. O brasileiro cruzou e o atacante tocou para o gol.

Com a vantagem, o United dava mostras de que conseguiria segurar o jogo para uma vitória sem percalços. E foi assim durante o primeiro tempo. Na segunda etapa, porém, o City veio mais agressivo.


Seis minutos após o intervalo, Roberto Mancini resolveu mudar o ataque do time. Balotelli foi sacado e Tévez entrou no seu lugar. Com o argentino em campo, o Manchester City criava mais chances de gol e aos 15 minutos conseguiu descontar. Após duas tentativas de finalizações seguidas, Yaya Touré recebeu passe no meio da grande área e tocou no canto direito de De Gea, goleiro do United.

Após o gol, o City se abriu mais no jogo. Ao mesmo tempo em que criava chances para empatar, abria espaço para os contra-ataques do rival. E assim o jogo seguiu até o final. O City teve pelo menos duas chances claras para empatar, mas errou nos arremates.

Faltando cinco minutos para o final da partida, os donos da casa conseguiram o empate. Após cobrança de tiro de canto na esquerda, Zabaleta pegou a sobra no centro da área e mandou no canto direito de De Gea.

Nos descontos, entretanto, o United mostrou porque é o líder isolado do Campeonato Inglês. Em cobrança de falta, Van Persie bateu colocado, a bola desviou na barreira e entrou no canto direito do gol de Hart, dando a vitória ao time visitante. Os minutos depois do gol foram de tensão no estádio City of Manchester. Torcedores arremessaram objetos nos jogadores rivais. Um deles chegou a invadir o gramador para agredir o árbitro.

GERRARD FAZ GOL CONTRA, MAS LIVERPOOL REAGE E VENCE WEST HAM

Em confronto que contou com duas viradas, o Liverpool superou o West Ham por 3 a 2 no estádio Boleyn Ground. O time anfitrião saiu atrás após um golaço de Johnson, mas virou ainda na etapa inicial com um gol de pênalti e outro contra de Steven Gerrard (foto), que desviou de cabeça contra a própria meta após cruzamento na área.

Mesmo dominando as principais ações no segundo tempo, o West Ham não conseguiu segurar as investidas do Liverpool e caiu de produção após a saída de Diame, lesionado. O Liverpool aproveitou os contra-ataques e virou o jogo com os tentos de Joe Cole e Shelvey. Com o resultado, os Reds vencem a segunda seguida na Premier League e chegam aos mesmos 22 pontos do West Ham, pulando para o 11º lugar.

* atualizada às 16h52