Topo

Novo diretor do Fla elogia Zinho e despista sobre Dorival; Wallim será vice de futebol

Zinho (foto) foi elogiado pelo novo diretor, Paulo Pelaipe, e pode continuar no Flamengo - Alexandre Vidal/Fla Imagem/Divulgação
Zinho (foto) foi elogiado pelo novo diretor, Paulo Pelaipe, e pode continuar no Flamengo Imagem: Alexandre Vidal/Fla Imagem/Divulgação

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/12/2012 15h30

Novo diretor de futebol do Flamengo, Paulo Pelaipe terá muito trabalho já a partir desta terça-feira, quando será apresentado oficialmente em um hotel na zona sul do Rio de Janeiro. Responsável direto pelo planejamento do time para 2013, o cartola terá que definir as permanências de Zinho e Dorival Júnior, além de buscar reforços para o clube.

E Pelaipe já deu uma pista do que pretende fazer. O novo diretor de futebol elogiou bastante o atual executivo, Zinho, não descartou manter o dirigente e despistou sobre o futuro de Dorival para a próxima temporada.

"O Zinho é um ídolo e referência dentro do Flamengo. Foi meu atleta no Grêmio e capitão no time de 2001 lá. Tem muita experiência com jogadores e fez um excelente trabalho. Vou conversar e pretendo tê-lo trabalhando. Respeito a hierarquia da diretoria e vou escutar a ideia deles, mas eu gosto muito do Zinho", avaliou o diretor, antes de se esquivar das perguntas sobre Dorival.

FLA ACERTA COM PELAIPE, E DIRIGENTE COMEMORA: 'MAIOR DESAFIO DA VIDA'

  • Divulgação/Site do Grêmio

    Paulo Pelaipe será o novo diretor de futebol do Flamengo. A Chapa Azul, que venceu a eleição da última semana e irá comandar o clube até 2015, acertou a contratação do dirigente na noite de domingo. O anúncio foi feito por Cláudio Pracownik, novo vice de administração e tecnologia da informação, através de sua conta no twitter

"Vamos deixar isso para depois. Não é hora de especular nada. Ainda estou vendo minha mudança de cidade e não vou falar. Amanhã [terça], chego cedo ao Rio de Janeiro, me reúno com a nova diretoria e só então começaremos a ver estas coisas. Mas estou no mercado há 35 anos e estou sempre observando os nomes e as tendências. Desde que fui sondado, pensei em muitas coisas", revelou Pelaipe, antes de descartar uma demissão imediata de Dorival.

"Mas não posso ser injusto. O Dorival está viajando com a família para os Estados Unidos. Jamais faria nada sem a presença dele. E também quero ouvi-lo. Sei que ele tem contrato e pretende ficar. Vamos ver com calma", explicou.

Paulo Pelaipe assinará contrato de dois anos com rubro-negro. Além das definições de Zinho e Dorival, o novo diretor tem como prioridade deixar o elenco mais enxuto, como um grupo de aproximadamente 28 jogadores. O cartola disse ainda que pretende ser rígido com a disciplina e que tem a ideia de montar uma comissão técnica fixa do clube, admitindo mudanças apenas de técnicos, que poderão ter um "homem de confiança".

"Vou montar uma comissão técnica fixa do Flamengo. Temos que ter isso para diminuir a rotatividade de profissionais. O técnico terá apenas um auxiliar vindo com ele, o resto será do clube. Passarei isso ao Dorival. Vamos ver se ele também vai aceitar esta filosofia", revelou.

E Paulo Pelaipe já sabe quem será seu chefe direto no departamento. Wallim Vasconcellos, candidato inicial da Chapa Azul à presidência do Flamengo e posteriormente impugnado, será o vice presidente de futebol da nova diretoria. O anúncio deverá ser confirmado na coletiva de terça-feira.

  • Pedro Ivo Almeida/UOL

    Wallim Vasconcellos (D) será o novo vice de futebol e terá Zico (E) ao seu lado no comitê gestor do Fla

Após ser impugnado por não ter o tempo mínimo de vida associativa exigido pelo Estatuto rubro-negro, Wallim seria do CEO (diretor geral) do clube. O grupo, no entanto, entendeu que não seria bom o ex-postulante à presidência ter um cargo remunerado e entendeu que Vasconcellos tem o perfil exigido para comandar o futebol. Além dele, o clube terá um comitê gestor, com Zico e o empresário Flávio Godinho para definir os rumos do principal esporte do Flamengo.

Pelaipe nega Mano

E mesmo sem confirmar uma possível saída de Dorival, Paulo Pelaipe e Wallim Vasconcellos já convivem com as expectativas sobre um novo treinador. E uma das possibilidades seria Mano Menezes, amigo pessoal de Pelaipe. O nome do ex-técnico da seleção brasileira foi sugerido por membros ligados ao grupo vencedor da eleição, mas o novo diretor de futebol tratou de negar qualquer hipótese. "Não existe a menor chance de Mano", rechaçou.

Pelaipe foi o diretor que contratou Mano Menezes em 2005, no Grêmio, e deu a primeira chance ao treinador em um clube grande. Amigo próximo, o diretor ainda ligou para o treinador e trocou mensagens de apoio após sua demissão da seleção, há pouco mais de duas semanas.