Topo

"Papo Reto": "como um dos precursores do 'futepopbolista', Ronaldo trouxe esse conceito para o Corinthians", crê Washington Olivetto

Washington Olivetto fala sobre marketing e futebol com o blogueiro e apresentador Neto - Priscila Gomes/UOL
Washington Olivetto fala sobre marketing e futebol com o blogueiro e apresentador Neto Imagem: Priscila Gomes/UOL

Do UOL, em São Paulo

13/12/2012 17h04

A paixão pela publicidade e o amor pelo Corinthians foram os principais assuntos da conversa com Washington Olivetto no "Papo Reto com Neto" desta semana.

OLIVETTO ANALISA IMPORTÂNCIA DE RONALDO PARA O CORINTHIANS

O publicitário falou sobre a figura do "futepopbolista", jogadores que mudaram a visão do esporte e conhecem o seu potencial dentro e fora de campo, e citou como exemplos Cristiano Ronaldo, Neymar e David Beckham. Segundo Olivetto, o precursor deste conceito foi Ronaldo Fenômeno: "ele tem consciência de suas qualidades e usa muito bem isto na sua vida. Sem dúvida a contratação dele pelo Corinthians foi uma grande jogada e o clube soube usar isto em seu marketing".

Comparando o marketing esportivo feito na época da Democracia Corintiana, quando a propaganda e o marketing passaram a ter mais expressividade no futebol, com o praticado atualmente, Washington disse: "quem me inspirou para criar o Democracia Corintiana foi o Juca Kfouri, a partir de então a camisa se valorizou e o marketing começou a fazer parte do clube. No começo o marketing no Corinthians era mais intuitivo. Hoje, se profissionalizou". O corintiano avaliou que ainda falta este tipo de atitude em grandes times como Flamengo, por outro lado elogiou o trabalho do Santos e Internacional.

Olivetto -que deu uma grande festa na sua agência de publicidade, a WMcCann, quando o time do Parque São Jorge ganhou a Libertadores-2012- comentou a importância do título e da disputa do Mundial de Clubes no Japão, "faltava essa 'internacionalidade' ao Corinthians". Ao apostar na vitória brasileira sobre o Chelsea neste domingo, no Japão, o publicitário elogiou Tite: "ele fez do Corinthians uma equipe. Os jogadores estão na mesma sintonia e se entregam totalmente".

Antes de terminar o papo com o blogueiro do UOL Esporte e apresentador Neto, o premiado publicitário analisou os gritos das torcidas, além de eleger "Todo Poderoso Timão" e "Um Bando de Louco" os melhores "jingles" dos corintianos.

O programa "Papo Reto com Neto" vai ao ar todas as quintas-feiras, às 17h.

"PAPO RETO COM NETO" RECEBE O PUBLICITÁRIO WASHINGTON OLIVETTO; ÍNTEGRA


  • Veja a partir dos 05m24s - Publicitário fala sobre a importância do Mundial de 2012 para o Corinthians
    Veja a partir dos 10m07s - Olivetto compara marketing esportivo na época da Democracia Corintiana com a atual
    Veja a partir dos 13m00s - "Tite fez do Corinthians uma equipe", elogia Washington Olivetto
    Veja a partir dos 16m18s - Benefícios que a Copa e as Olimpíadas trazem para o país são maiores que medalhas
    Veja a partir dos 34m38s - "Grandes clubes deviam usar a popularidade do futebol para valorizar outras modalidades"
    Veja a partir dos 41m25s - Premiado publicitário analisa os gritos da torcida, considerados "jingles" do futebol