Topo

Grêmio vê negociação por Souza como "bem encaminhada" e espera concretizar permanência

Grêmio espera que Porto-POR aceite o parcelamento do valor pedido por Souza - Edu Andrade/Agência Freelancer
Grêmio espera que Porto-POR aceite o parcelamento do valor pedido por Souza Imagem: Edu Andrade/Agência Freelancer

Do UOL, em Porto Alegre

15/12/2012 18h23

Os dirigentes do Grêmio que até pouco tempo atrás tinham dúvidas sobre a possibilidade da permanência do volante Souza no clube em 2013 mudaram o discurso depois das negociações dos últimos dias com o Porto, de Portugal, detentor dos direitos do jogador. Os portugueses enviaram uma proposta por escrito durante a semana e receberam uma contraproposta. O clube gaúcho espera concretizar a negociação na próxima semana, mas dependem do acerto com os dirigentes lusos.

“É uma negociação difícil, mas tenho esperança que ela seja finalizada com o jogador permanecendo no Grêmio. Está bem encaminhada”, afirmou o diretor de futebol, Omar Selaimen em entrevista à Rádio Gaúcha.

Após conseguir uma redução da pedida inicial do Porto, que se aproximava dos 10 milhões de euros [R$ 26 mi], o Grêmio tenta parcelar o valor que ainda é considerado alto para os padrões do mercado brasileiro. Se os portugueses aceitarem a proposta, o negócio deve ser concretizado na próxima semana.

Souza chegou ao Grêmio por empréstimo no início do ano indicado por Caio Júnior. No entanto só atuou em um jogo sob comando do treinador, pois acabou demitido em seguida. Com Luxemburgo se manteve titular e acabou o ano como destaque do meio de campo. Autor de três gols em 61 jogos, a permanência do volante é considerada base para montagem de time visando à temporada 2013.

Além de Souza, a direção segue negociando a permanência do lateral Pará. Após a direção do Santos recusar a primeira oferta, o Grêmio fez uma nova proposta e ainda não recebeu uma resposta oficial. Além do valor para a transferência, o clube paulista não aceita liberar o atleta, que tem mais seis meses de contrato, sem receber a multa pela utilização do jogador no último confronto entre os clubes pelo Brasileiro. As tratativas devem ser retomadas na segunda-feira.