Topo

Palmeiras descarta refúgio em Londrina e opta por pré-temporada "caseira"

Presidente Arnaldo Tirone e vice Roberto Frizzo conversam na Academia de Futebol - Luiza Oliveira/UOL
Presidente Arnaldo Tirone e vice Roberto Frizzo conversam na Academia de Futebol Imagem: Luiza Oliveira/UOL

João Henrique Marques

Do UOL, em São Paulo

17/12/2012 06h02

O Palmeiras recebeu um convite e trabalhou com a possibilidade de realizar a pré-temporada de 2013 em Londrina, no interior do Paraná, para fugir da pressão dos torcedores. No entanto, a possibilidade já foi descartada pela diretoria, e a decisão é a de iniciar a preparação em São Paulo, assim como a realizada neste ano.

PRÉ-TEMPORADAS DO TIME

2011São Paulo
2010Atibaia-SP
2009Atibaia-SP
2008Atibaia-SP
2007Monte Sião-MG
2006Jarinu-SP
2005Jarinu-SP
2004Águas de Lindoia-SP
2003Pouso Alegre-MG
2002Águas de Lindoia-SP

O Palmeiras vai se utilizar de uma parceria com uma rede de hotéis em São Paulo para concentrar os jogadores a partir do dia 3 de janeiro. Já os treinamentos serão realizados no centro de treinamento do clube, a Academia de Futebol, na Barra Funda.

“Temos modernas instalações, toda nossa infraestrutura já montada lá, e vamos usar. É a nossa casa. Não tem razão alguma para mudarmos isso”, disse o vice de futebol do Palmeiras, Roberto Frizzo.

O próprio Frizzo era um dos dirigentes que trabalhava com a ideia de realizar a pré-temporada em Londrina. Um empresário ofereceu ao treinador Gilson Kleina instalações na cidade paranaense, e a ideia era bem quista pelo técnico, preocupado em deixar os jogadores longe dos torcedores.

A negociação não evoluiu como o esperado por Kleina, e a diretoria se impôs ao programar a pré-temporada em São Paulo. Amistosos de preparação fora da cidade de São Paulo ainda são possibilidades consideradas pelo clube.    

Embora tenha realizado a preparação para esta temporada também em São Paulo, o clube não tem o costume de optar pela cidade sede para iniciar os trabalhos do ano.

Ao longo da última década, dois destinos foram os mais procurados pelo elenco palmeirense durante as pré-temporadas: Águas de Lindoia (2002 e 2004) e Atibaia (2008 a 2010). A equipe, no entanto, também buscou refugio em Jarinu (2005 e 2006), além de Pouso Alegre (2003) e Monte Sião (2007), além de São Paulo neste ano.