Topo

Grêmio admite interesse em João Filipe, do São Paulo, para repor saída de Naldo

João Filipe Blackembauer está negociando transferência para o Grêmio no ano que vem - Alex Silva/Divulgação/SPFC
João Filipe Blackembauer está negociando transferência para o Grêmio no ano que vem Imagem: Alex Silva/Divulgação/SPFC

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

19/12/2012 20h31

O Grêmio admitiu, nesta quarta-feira, interesse no zagueiro João Filipe, do São Paulo. O defensor chegaria para repor a saída de Naldo, que não renovou seu contrato com o clube e deve ir para Udinese-ITA. A negociação com o time paulista já começou e não deve tardar a ser concluída.

João Filipe tem 1,90 de altura, 80 Kg e 24 anos. Sua carreira tem como primeiro clube mais conhecido o Figueirense em 2009/2010. Depois passagens por Botafogo e São Paulo. O técnico Adílson Baptista, quando no tricolor paulista, apelidou o defensor de Blackembauer - alusão ao nome de Franz Beckembauer, craque alemão.

"Estamos atentos a contratação de zagueiros e laterais. Até por uma questão numérica. Perdemos dois zagueiros, o Naldo e o Gilberto Silva. Houve uma sondagem, nada mais que isso. Conversamos com o São Paulo uma vez que há o nosso interesse. Não avançamos, por enquanto", disse o diretor executivo de futebol do Grêmio, Rui Costa.

João Filipe já não era titular e perdeu ainda mais espaço com a chegada de Lúcio ao São Paulo. No dia da apresentação do ex-defensor da Juventus, o presidente do clube do Morumbi afirmou negociar com o Grêmio.

A procura gremista, inicialmente, seria por zagueiros que atuassem pela esquerda. Mas pela necessidade, um da direita, que é o caso de João, não está descartado. "Temos muitos zagueiros destros que atuam tanto pela direita quanto pela esquerda. É uma recomposição numérica. É nisso que estamos trabalhando. Vamos trazer um jogador de qualidade para o lado esquerdo. Além de precisar de quantidade", finalizou Rui.

Outro defensor que foi oferecido ao Grêmio é o paraguaio Antolín Alcaraz, do Wigan, da Inglaterra. Mas o mercado europeu só abre em janeiro e até lá ele não será anunciado. O desejo da direção para ser titular é Diego Lugano. No entanto Vanderlei Luxemburgo é contra tal contratação.