Topo

Astro da base do Santos treina com time da Copinha, mas inscrição depende de reunião

Gabriel Barbosa, 16 anos, chamado de  "Gabigol", é uma das revelações do Santos - Divulgação/Santos FC
Gabriel Barbosa, 16 anos, chamado de "Gabigol", é uma das revelações do Santos Imagem: Divulgação/Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

20/12/2012 16h14

O meia-atacante Gabriel Barbosa, 16 anos, conhecido como Gabigol, já treina com o grupo de atletas que defenderá o Santos na Copa São Paulo de Juniores, em janeiro de 2013. Entretanto, o sonho do novo astro da base santista em disputar a competição não está confirmado.

Apesar de figurar na pré-lista do Santos para a Copinha, a inscrição de Gabigol será definida após uma reunião entre comissão técnica e dirigentes do Santos. Um dos motivos levado em conta pelo clube é a diferença de idade do astro santista e os adversários na competição.

CONHEÇA "GABIGOL", A MAIS NOVA PROMESSA DA BASE DO SANTOS

“O Gabriel jogará contra os de 19 ou 20, para quem faz no começo do ano. Então temos que ponderar, ver o que é melhor para o clube. As vezes o melhor para o Gabriel é uma coisa, para o Claudinei é outra, só que temos que ver o que é o melhor para o Santos. Vamos nos reunir, conversar e o que for melhor para o clube será feito. Se ele for ou não for, se for para outra competição, vamos determinar isso até o fim do mês. Vamos ver o que é melhor para todos”, afirmou Claudinei, técnico da equipe sub 20.

O técnico santista elogia a qualidade técnica de Gabriel, que chegou a marcar gols em treinos contra a equipe principal, comandada por Muricy Ramalho, nesta temporada. Porém, Claudinei acredita que Gabigol precisa melhor evoluir na parte tática.

“A gente que avaliar todas as situações. O Gabriel tem treinado com a gente, tem agradado, é um jogador muito talentoso que finaliza muito bem, mas tem que evoluir taticamente. Normal, está no seu primeiro ano de juvenil e precisa evoluir taticamente. Quanto mais passa de categoria, mais a parte tática é exigida”, explicou.

Gabigol já revelou que sonha em disputar a Copa São Paulo. Além de ver a competição como uma “vitrine” no futebol brasileiro, o astro santista esperar convencer o técnico Muricy Ramalho a integrá-lo no elenco profissional.

“Espero primeiro ir para a Copinha, ver o que vai acontecer. Quero estar no time e ajudar. A Copinha é grande, passa na televisão, todos assistem aos jogos, a torcida vê a gente, o Muricy nos vê, é um torneio grande, espero fazer um grande campeonato e conquistar o título”, disse.

Gabriel Barbosa assinou seu primeiro contrato profissional pelo Santos nesta temporada. O atacante de 16 anos acertou vínculo com o clube por três temporadas, com opção de renovação por mais dois anos. Além disso, Gabriel terá uma multa rescisória de 50 milhões de euros (cerca de R$ 131 milhões).

O Santos é dono de 60% dos direitos econômicos de Gabriel Barbosa. A diretoria santista ainda tem prioridade para comprar os 40% que pertencem à família do jogador.