Topo

Fifa coloca título mundial do Corinthians entre os 12 momentos marcantes de 2012

Alessandro ergue a taça do Mundial de clubes após o Corinthians vencer o Chelsea - Kiyoshi Ota/EFE
Alessandro ergue a taça do Mundial de clubes após o Corinthians vencer o Chelsea Imagem: Kiyoshi Ota/EFE

Do UOL, em São Paulo

26/12/2012 14h57

A Fifa fez uma retrospectiva dos 12 melhores momentos de 2012 e colocou o título mundial do Corinthians entre eles.

Confira os 12 momentos escolhidos:

1 – Emoção em Libreville: Título da Zâmbia conquistado contra a Costa do Marfim na Copa Africana de Nações foi o primeiro continental do país na história.

2 – O milagre de Muamba: Sobreviveu após uma parada cardíaca de quase duas horas e escreveu um livro sobre o fato.

3 – Gol do City nos descontos: Sérgio Aguero foi o autor do gol heroico que deu o primeiro título nacional ao Manchester City em 44 anos.

4 – A consagração de Drogba: Foi o principal destaque da campanha do Chelsea que conduziu o clube inglês ao seu primeiro título europeu com a taça da Liga dos Campeões.

5 – Taiti conquista a Oceania: Taiti fez história ao conquistar de forma inédita a Copa das Nações da Oceania e garantir vaga na Copa das Confederações de 2013.

6 – Rangers na quarta divisão: Após a falência, o histórico clube escocês caiu para a quarta divisão do país

7 – A cavadinha de Pirlo: Cobrança do meia italiano na decisão por pênaltis contra a Inglaterra na Eurocopa chocou pela forma como foi executada e ajudou a Azurra a ganhar por 4 a 2. 

8 - A confirmação da Espanha: Atual campeã da Copa do Mundo, a Espanha massacrou a Itália por 4 a 0 e se sagrou campeã da Eurocopa mais uma vez.

9 – Morgan define jogaço: a jogadora norte-americana fez no último minuto da prorrogação o gol que selou a ida do seu time para a final da Olimpíada de Londres ao vencer o Canadá por 4 a 3.

10 – Quatro gols de Ibrahimovic: O atacante sueco conseguiu a expressiva marca no amistoso contra a Inglaterra vencido pelo seu país por 4 a 2. O último gol foi de bicicleta e fora da área.

11 – Messi ultrapassa recorde de Muller: O atacante argentino do Barcelona conseguiu fechar 2012 com 91 gols marcados, superando a marca do alemão Gerd Muller em 1972.

12 – Festa corintiana no Japão: Acompanhado de 25 mil torcedores do Corinthians, o time brasileiro acabou com a hegemonia dos europeus ao vencer o Chelsea por 1 a 0 e conquistar o Mundial de clubes,