Topo

Santos recua, não inscreve 'astro da base' na Copinha e aposta em Victor Andrade

Gabriel Barbosa, 16 anos, não defenderá o Santos na Copa São Paulo de Futebol Junior de 2013 - Samir Carvalho/UOL
Gabriel Barbosa, 16 anos, não defenderá o Santos na Copa São Paulo de Futebol Junior de 2013 Imagem: Samir Carvalho/UOL

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

26/12/2012 18h43

O Santos enviou a FPF (Federação Paulista de Futebol) a relação dos jogadores que defenderão o clube na Copa São Paulo de Futebol Junior, que acontece em janeiro de 2013. O clube recuou em relacionar Gabriel Barbosa, 16 anos, conhecido como “Gabigol” e considerado o principal astro das categorias de base do alvinegro praiano no momento.

O fato de a competição voltar a contar com atletas acima de 18 anos pesou na decisão da comissão técnica, que se reuniu com a diretoria do clube para tomar a decisão e vetar a presença de Gabriel.

Desta forma, o técnico Claudinei apostará no atacante Victor Andrade como protagonista na competição. O jogador, que foi promovido ao elenco principal nesta temporada, teve seu comportamento fora de campo reprovado pelo técnico Muricy Ramalho e foi rebaixado novamente as categorias de base do clube.

Já a ausência de Gabriel na Copa São Paulo frustrou o staff da nova joia santista. O atacante vivia a expectativa de jogar a Copinha para chamar a atenção do técnico Muricy Ramalho. Além de disputar a principal competição de base no futebol brasileiro, o atacante projeta integrar o elenco principal do Santos em 2013.

CONHEÇA "GABIGOL", A MAIS NOVA PROMESSA DA BASE DO SANTOS

“Espero primeiro ir para a Copinha, ver o que vai acontecer. Quero estar no time e ajudar. A Copinha é grande, passa na televisão, todos assistem aos jogos, a torcida vê a gente, o Muricy nos vê, é um torneio grande, espero fazer um grande campeonato e conquistar o título”, dizia o atacantes antes de saber que não disputará a Copa São Paulo.

Gabriel Barbosa assinou seu primeiro contrato profissional pelo Santos nesta temporada. O atacante de 16 anos acertou vínculo com o clube por três temporadas, com opção de renovação por mais dois anos. Além disso, Gabriel terá uma multa rescisória de 50 milhões de euros (cerca de R$ 131 milhões).

O Santos é dono de 60% dos direitos econômicos de Gabriel Barbosa. A diretoria santista ainda tem prioridade para comprar os 40% que pertencem à família do jogador.