Topo

Negociações evoluem e Grêmio renova as esperanças de permanecer com Pará e Souza

Negociação por Souza vem sendo feito diariamente e Grêmio confia na permanência - Edu Andrade/Agência Freelancer
Negociação por Souza vem sendo feito diariamente e Grêmio confia na permanência Imagem: Edu Andrade/Agência Freelancer

Do UOL, em Porto Alegre

27/12/2012 06h08

Além de seguir tentando a contratação de dois zagueiros, dois meias e um atacante, o Grêmio continua trabalhando forte para manter na temporada 2013 o lateral Pará e o volante Souza. Apesar das dificuldades, as negociações com o Santos e com o Porto avançaram nos últimos dias e renovaram as esperanças da direção da permanência da dupla considerada fundamental para a formação da equipe comandada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo.

“A situação do Souza vem sendo trabalhada diariamente e vem evoluindo em uma convergência de interesses do Porto, do atleta e do Grêmio. É somente isso que posso falar. [...] A questão do Pará evoluiu um pouco. Estamos trabalhando para manter a qualidade do elenco e agregar numericamente e qualitativamente o grupo para termos uma equipe muito competitiva no próximo ano. Estamos na expectativa que os dois clubes nos retornem positivamente”, declarou o diretor de futebol Rui Costa à Rádio Guaíba.

A situação mais complicada é a de Souza. O Porto fixou no contrato de empréstimo os direitos do volante em 10 milhões de euros, mas as negociações fizeram os valores caírem dentro de um padrão aceitável para a realidade financeira do Grêmio. Os gaúchos tentam agora o parcelamento do montante oferecido aos portugueses. Porém, a boa temporada do meia chamou a atenção de outras agremiações e o clube europeu espera receber propostas antes de fechar a negociação com o tricolor de Porto Alegre.

Os contatos mantidos pela direção gremista com o Santos na última quarta-feira diminuíram a distância entre o que pretende pagar o clube gaúcho e o que desejam os paulistas para antecipar em oito meses o fim do contrato de Pará. Além de não abrir mão do recebimento de uma multa de 300 mil reais pela quebra da cláusula do contrato que impedia a utilização do atleta contra o seu clube de origem, os detentores do vínculo querem um valor aproximado de 600 mil reais para aceitar a transferência.

O único negócio que não evoluiu nos últimos dias foi à tentativa de contratação do chileno Eduardo Vargas. Além do interesse do São Paulo, clubes do exterior também procuraram o jogador do Napoli, da Itália, para fazer propostas. Apesar das dificuldades, o Grêmio segue acreditando em um “final feliz” por ter sido o primeiro a conversar e fazer proposta para os italianos e também pelo projeto apresentado para Vargas.

A reapresentação do grupo gremista ocorre no dia 3, quando os jogadores começarão a fazer os exames de saúde que sempre ocorrem nas pré-temporadas. Até a data, a direção do Grêmio pretende ter, pelo menos, 90% do grupo formado para entregar para o técnico Vanderlei Luxemburgo.