Topo

Fábio Aurélio e Bertoglio treinam com bola e comprovam recuperação no Grêmio

Fábio Aurélio (d) trabalhou normalmente após recuperação de lesão pelo Grêmio  - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Fábio Aurélio (d) trabalhou normalmente após recuperação de lesão pelo Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

04/01/2013 18h53

Fábio Aurélio e Bertoglio estão totalmente recuperados. Ambos terminaram 2012 lesionados, desfalcando o Grêmio. Os dois treinaram com bola nesta sexta-feira, confirmando liberação do departamento médico.

ADAPTAÇÃO A ALTITUDE JÁ NO BRASIL

  • Na tarde desta sexta-feira, o Grêmio inicia o 'projeto Quito'. A meta é fazer o elenco se adaptar completamente à altitude para o jogo de ida da Pré-Libertadores, dia 23, contra LDU. Ainda em Porto Alegre, os trabalhos já serão destinados a isso. O preparador físico Antonio Mello quer que os jogadores já ganhem ritmo de jogo e simulará os problemas causados pela altitude para atingir 90% da condição física ideal

Foi o primeiro treinamento com bola de Fábio Aurélio em sete meses. O jogador se machucou na última atividade antes do que seria sua estreia, no ano passado. No recreativo, ao desviar de um carrinho de Marcelo Moreno, ele rompeu os ligamentos do joelho direito, precisou passar por cirurgia e ficou fora o resto do ano.

Mas o princípio da temporada já mostra novos ares ao lateral esquerdo. "Ele está totalmente recuperado e vai treinar com os demais sem restrição alguma", disse o técnico Vanderlei Luxemburgo sobre Fábio.

Nesta sexta-feira, ele esteve no campo suplementar e participou normalmente do trabalho em campo reduzido. O mesmo feito por Bertoglio. O argentino teve duas lesões na temporada passada e acabou jogando somente poucos minutos no segundo período de empréstimo ao clube brasileiro.

Ao contrário de Fábio, que tem mais um ano de contrato, Facundo Bertoglio terá somente cinco meses para mostrar serviço e convencer o Grêmio a comprar seus direitos que pertencem ao Dínamo de Kiev.

Além deles, Vilson também participou normalmente da atividade. O zagueiro acabou o ano com uma lesão no tornozelo esquerdo. A última partida foi contra o São Paulo, pelo Brasileirão.

O Grêmio repete rotina de treinamentos em dois turnos neste sábado. O time realiza pré-temporada em Porto Alegre até o dia 14. Depois o elenco parte para Quito, onde trabalha para o jogo de ida de Pré-Libertadores. O duelo ocorre dia 23, contra a LDU.

A atividade desta sexta-feira à tarde foi técnica, com quatro grupos e campo reduzido. Antes do treino com bola, o elenco realizou aquecimento sem período de descanso, iniciando o processo de adaptação à altitude.