Mundial do Corinthians eleva Brasileirão ao posto de 2º campeonato mais forte do mundo em 2012
A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) divulgou nesta terça-feira o ranking dos campeonatos mais fortes do mundo em 2012, e a liga espanhola voltou a ocupar a primeira colocação. Já o Brasileirão evoluiu uma posição em relação ao ano passado e apareceu em segundo lugar na lista.
Segundo o comunicado da IFFHS, o Campeonato Brasileiro só conseguiu essa posição por causa do Corinthians: “As ligas de Brasil, Alemanha, Itália e Inglaterra estão no mesmo nível, mas a Série A brasileira ganhou a segunda colocação graças à participação do Corinthians no Mundial de Clubes. Sem esses 34 pontos, os campeonatos Alemão e Italiano estariam à frente do Brasileiro”.
O Brasileirão chegou à segunda colocação no ranking com 1.057 pontos, apenas 20 a mais que o Campeonato Alemão, terceiro colocado. O Italiano ficou em quarto com 1.034, e a Premier League inglesa, aclamada por especialistas como um dos campeonatos mais fortes do mundo, apareceu apenas em quinto.
“A tendência negativa da Premier League inglesa de 2010 e 2011 continuou em 2012. As performances erráticas dos times ingleses e o mau desempenho deles nas competições europeias são a razão para a liga ocupar apenas a quinta posição. Mas, segundo os mesmos critérios, o Campeonato Inglês claramente dominou o ranking na primeira década do século 21”, observou a IFFHS, sem citar que o Chelsea é o atual vencedor da Liga dos Campeões.
Enquanto a liga inglesa continuou em baixa, o Campeonato Espanhol consolidou seu domínio no ranking e foi o primeiro colocado com larga vantagem, somando 1.283 pontos. “A primeira divisão espanhola é a liga mais forte do mundo pela terceira vez consecutiva. Os espanhóis têm aumentado, ano a ano, o número de pontos ganhos”, analisou a IFFHS.
OS CAMPEONATOS MAIS FORTES DO MUNDO PARA A IFFHS
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.