Topo

Fifa bane 41 jogadores sul-coreanos por manipulação de resultados

Escândalo de manipulação de resultados explodiu na liga sul-coreana em 2011 - Doug Pensinger/Getty Images
Escândalo de manipulação de resultados explodiu na liga sul-coreana em 2011 Imagem: Doug Pensinger/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

09/01/2013 09h44

A Fifa anunciou nesta quarta-feira que banirá do futebol 41 jogadores da Coreia do Sul acusados de manipulação de resultados no campeonato local. A investigação ocorre desde 2011.

Anteriormente, os mesmos jogadores já haviam sido banidos pela federação coreana, e proibidos de atuar no futebol local. A Fifa aumentou a punição, e os jogadores não poderão atuar em qualquer lugar do mundo.

Porém, 21 destes atletas, que assumiram participar do esquema de manipulação, e se disseram arrependidos, poderão voltar ao esporte após período entre dois e cinco anos de afastamento. Além disso, terão que realizar trabalhos comunitários por período que vai de 200 a 500 horas.

O jogador que optar por ficar afastado e realizar os trabalhos comunitários para poder voltar ao futebol deve avisar à federação coreana. Os que escolherem este caminho poderão ser encaminhados para treinar times de futebol de escolas e clubes locais, se envolver com futebol para pessoas com deficiências ou aparecer em campanhas contra a manipulação de resultados.

As ações dos jogadores serão documentadas, e a decisão sobre se poderão voltar a atuar após o período de afastamento ficará a cargo da federação coreana.