Topo

Contratação de reforços de 'peso' pelo Cruzeiro acirra disputa para jovens promovidos da base

Jovem Élber terá de superar forte concorrência para ter vez no time titular celeste - Washington Alves/Vipcomm
Jovem Élber terá de superar forte concorrência para ter vez no time titular celeste Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Gabriel Duarte

Do UOL, em Belo Horizonte

10/01/2013 06h00

Promovidos aos profissionais com a chegada do técnico Marcelo Oliveira, e também como parte da política de futebol do Cruzeiro para 2013, cinco jogadores provenientes das categorias de base vão enfrentar concorrência para conseguir espaço entre os titulares da equipe celeste.

Foram integrados aos profissionais o goleiro Igor Rayan, o zagueiro Wallace, o lateral direito Mayke, o meia Alisson e o atacante Vinícius Freitas. Porém, todos devem enfrentar dificuldades para conseguir um lugar na equipe, por causa da concorrência. O lateral esquerdo Vinícius Freitas que estava no grupo principal voltou para a base do clube.

Um dos pontos da política da diretoria era promover atletas das categorias de base para dar chance aos jogadores. Mas o número de concorrentes para essas posições pode dificultar que os jovens sejam observados pelo treinador em situação de jogo.

  • Washington Alves/Vipcomm

    Dos cinco jogadores promovidos da base do Cruzeiro nesta temporada e também considerando outros atletas ?prata da casa?, mas que já integravam o elenco principal como é o caso do meia Élber, o lateral direito Mayke (em primeiro plano) é o que tem uma situação teoricamente menos complicada pela frente, o que pode fazer com que tenha esperanças de ganhar chance de jogar. Ele é o único especialista para a lateral direita além do titular Ceará.

O técnico Marcelo Oliveira acredita que o mais importante, entretanto, é que os atletas ganhem experiência, convivendo com jogadores mais experientes para que possa contribuir durante a temporada.

“Agregamos no ataque, subimos o Vinícius, das categorias de base. Subimos quatro, cinco jogadores das categorias de base para composição de elenco e para que eles também peguem certa experiência e que, no futuro, possam nos ajudar também, durante o ano”, observa o treinador.

O goleiro Igor Rayan será o quatro goleiro do treinador. Fábio deve ser o titular, o substituto imediato será Rafael e com Georgemy, que também é da base, mas que já estava no elenco principal desde o ano passado, ocupando a terceira vaga.

Cruzeiro chega a 33 jogadores no elenco e técnico considera número "ideal"

  • Washington Alves/Vipcomm

    O Cruzeiro chegou a 12 contratações, com a confirmação das vindas do atacante Dagoberto e do zagueiro Bruno Rodrigo, chegando ao número de 33 atletas no profissional. O técnico Marcelo Oliveira considera a quantidade ?ideal? e mantém a esperança na utilização de jogadores provenientes das categorias de base.

Já Wallace terá concorrência maior para atuar na zaga. Além dos remanescentes Léo, Victorino e Thiago Carvalho, o clube celeste contratou Paulão, Bruno Rodrigo e Nirley. O lateral Mayke é o que alimenta mais esperanças de ter chance, já que o único concorrente para a lateral direita é Ceará.

O meia Alisson terá a concorrência de Diego Souza, Lucca e Everton Ribeiro, contratados para a temporada. Além deles, Élber também briga por uma posição. No ataque, Vinícius Freitas também deve ter dificuldades para conseguir espaço.

O Cruzeiro manteve Borges, Anselmo Ramon e Martinuccio para a temporada. Além deles, a diretoria azul contratou Dagoberto e Ricardo Goulart, nesta janela de transferências.