Topo

Enquanto aguarda resposta do Porto, Grêmio cria logística para levar Souza a Quito

Grêmio segue negociando com o Porto a contratação do volante Souza - Edu Andrade/Agência Freelancer
Grêmio segue negociando com o Porto a contratação do volante Souza Imagem: Edu Andrade/Agência Freelancer

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

10/01/2013 06h08

O futuro de Souza segue incerto. Sem contrato com o Grêmio desde 31 de dezembro de 2012, a direção gaúcha conversa diariamente com os representantes do Porto, de Portugal, e do jogador para concretizar as negociações e poder contar com o volante nas duas partidas da pré-Libertadores, contra a LDU, dia 23 e 30 de janeiro.  Porém, os portugueses ainda não aceitaram as propostas feitas pelo tricolor de Porto Alegre.

Como o Grêmio viaja no domingo para São Paulo e na segunda-feira de manhã para Quito, onde ocorrerá o primeiro jogo da fase preliminar da competição Sul-Americana, a direção criou uma alternativa para levar o jogador ao Equador caso as negociações se encerrem nos primeiros dias da próxima semana. Porém, os dirigentes gremistas começam a trabalhar com a possibilidade de não contar com Souza.

“Temos uma viagem domingo e evidentemente temos uma logística alternativa, se for o caso, para que o Souza possa estar com a delegação lá [em Quito]. Agora, tenho o dever profissional de alertar o torcedor de que essas coisas não são imediatas. A negociação do Souza vem se arrastando há algum tempo em função da necessidade de construirmos uma alternativa financeira que seja interessante para todas as partes e isso não pode se resolver em 24 ou 48h. Pode até acontecer, mas tenho que começar a trabalhar com a perspectiva de não contar com o Souza neste primeiro jogo”, declarou o diretor executivo de futebol, Rui Costa.

Por uma cláusula no contrato de empréstimo, o Grêmio teria que pagar ao Porto 10 milhões de euros [R$ 26 milhões] para adquirir os 100% dos direitos do volante. O clube gaúcho ofereceu 3 milhões de euros por 50% do vínculo do atleta e ainda não teve uma resposta positiva dos portugueses.

“A nossa expectativa é que o Souza pudesse se apresentar o quanto antes. Estamos trabalhando para que ele, pelo menos, acompanhe a delegação em Quito, mas dependemos de outras partes. Se fosse só pelo Grêmio, ele estaria aqui há muito tempo. Estamos trabalhando para que seja viável, mas estamos aguardando a posição do Porto e isso vai levar um tempo ainda”, afirmou Costa.

Sem espaço no elenco do Porto e sem contrato com o Grêmio, Souza treina sozinho em uma academia no Rio de Janeiro. Com 23 anos, o volante é considerado fundamental no time do técnico Vanderlei Luxemburgo, principalmente, depois do bom desempenho no Brasileiro 2012.