Topo

Médico do Corinthians diz que Guerrero e Pato não preocupam, mas Cássio fará exames

Cássio em sua chegada ao clube na semana passada; goleiro voltou mais cedo para tratar lesão - Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians
Cássio em sua chegada ao clube na semana passada; goleiro voltou mais cedo para tratar lesão Imagem: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

15/01/2013 16h57

O elenco do Corinthians finalmente está completo na pré-temporada e aos poucos a comissão técnica consegue prever quando todo o grupo poderá ser utilizado. Segundo o médico Julio Stancati, Guerrero e Renato Augusto não preocupam, Alexandre Pato já está com um desequilíbrio muscular dentro do normal e a única preocupação é o goleiro Cássio, que passará por um exame no ombro na próxima quarta.

Os quatro são os jogadores do grupo que mais preocuparam. Guerrero deixou o Mundial sentindo dores no joelho, mas recuperou-se nas férias. “Ele veio bem, não está com problema nenhum e vai treinar normalmente”, disse Stancati, em entrevista ao UOL Esporte.

Guerrero deve estrear junto com os demais titulares, na quarta rodada do Paulista, seguindo a programação estabelecida por Tite e a comissão técnica.

Renato Augusto, contratado do Bayer Leverkusen, chegou e foi direto trabalhar com o resto do grupo em campo, mas sentiu bolhas em um dos pés e perdeu dois treinos na semana passada. Nesta terça, ele foi poupado novamente para poder recuperar do problema.

“As bolhas estão incomodando, por isso a gente decidiu preservá-lo um pouco, mas não é nada que preocupe”, disse o médico. Renato Augusto deve perder a estreia no Estadual, no próximo domingo, mas clinicamente deve ser liberado para a sequência do campeonato. O problema é que ele ainda não teve sua documentação regularizada, o que pode atrasá-lo.

Alexandre Pato, outro contratado do Corinthians para 2013, também não deve ficar muito tempo no departamento médico, segundo Stancati. Desde que se apresentou, ele tem feito trabalhos de reforço muscular e fisioterapia para corrigir um desequilíbrio entre as duas pernas.

“Hoje o desequilíbrio dele já é pequeno, bem similar ao dos demais jogadores. Só que nós queremos soltá-lo zerado, por isso ele deve fazer um trabalho separado”, disse Stancati, para quem Pato poderia estrear alguns jogos depois do retorno dos titulares, antes da estreia na Libertadores, que acontecerá no dia 20 de fevereiro, contra o San Jose, na Bolívia.

Cássio, que antecipou o fim das férias para tratar uma tendinite no ombro esquerdo que atrapalha desde a Libertadores do ano passado, tem um prognóstico parecido. Já é sabido que ele não deve retornar junto dos demais titulares e fará um acompanhamento especial. A gravidade do problema, no entanto, será definida em um exame com Joaquim Grava, consultor médico do clube, nesta quarta.

“Temos de aguardar o exame. Acho que não há risco [de procedimento cirúrgico]”, disse Stancati, acrescentando que ele deve voltar antes do primeiro jogo da Libertadores. 

TITULARES DO CORINTHIANS VOLTAM AO BATENTE PARA PRÉ-TEMPORADA; VEJA