Topo

Jairzinho diz que Messi será maior que Pelé só com Copa e meta sobre-humana de gols

Jairzinho foi um dos grandes nomes do futebol nacional nas décadas de 60 e 70 - Leandro Marins/Folha Imagem
Jairzinho foi um dos grandes nomes do futebol nacional nas décadas de 60 e 70 Imagem: Leandro Marins/Folha Imagem

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

16/01/2013 06h00

Enquanto Lionel Messi for derrubando recordes, o debate sobre quem é o melhor jogador da história do futebol vai seguir envolvendo gerações. Entre os nomes de peso que argumentam a favor de Pelé está Jairzinho, seu companheiro no título do Brasil em 1970. Para o "Furacão da Copa", o astro argentino do Barcelona precisa de um Mundial e alcançar uma marca sobre-humana de gols para desafiar o status do "Rei".

Jairzinho diz que Messi precisa atingir um nível artilheiro de pelo menos 1.200 gols na carreira, perto da marca de Pelé como profissional, com 1.281 gols.

"O torcedor tem o direito de pronunciar da forma que ele acha melhor. E no Brasil é assim mesmo. É a cultura do brasileiro dizer que o fulano é melhor que beltrano. Então o Messi tem que mostrar que ele é melhor que o Pelé, mas não é só ganhar o título da Espanha. Ele tem que ser campeão do mundo, principalmente, e tem que fazer mais de 1.200 gols", afirmou Jairzinho em entrevista ao UOL Esporte durante um evento em São Paulo na última segunda-feira.

Em 2012, na temporada que lhe rendeu a quarta Bola de Ouro consecutiva, Messi quebrou o recorde de gols em uma mesmo ano, que pertencia ao alemão Gerd Muller [85 gols em 60 partidas em 1972]. O argentinou foi às redes 91 vezes de janeiro a dezembro.

Mesmo com a média do último ano superior a um gol por partida, Messi vê a marca total de Pelé como um desafio ainda distante em seu horizonte esportivo. Aos 25 anos, o argentino ainda não superou a casa de 300 gols como profissional.

Por sua vez, em um futebol de outros tempos, Pelé já havia ultrapassado a casa de 400 gols com a mesma idade de Messi hoje.

Messi acumula premiações individuais na carreira, enquanto que Pelé ainda sobra em Copas

Mesmo assim, Jairzinho rende homenagens ao atacante que tem espantado o planeta com seu desempenho de alto nível, impressionantemente quase sem oscilações.

"Conhecido do mundo ele já está. Mas o Pelé ficou conhecido sem nenhuma comunicação visual. Está de parabéns o Messi. Ele é um produto que mexe com os corações. Todo mundo quer ser o Messi, ou melhor do que o Messi. É bom para o futebol", elogia.

Ídolo de Botafogo e Cruzeiro, Jairzinho ainda disse estar otimista em relação à preparação da seleção brasileira para a Copa de 2014, com a ressalva para a definição de um goleiro titular.

"Dentro da minha analise, nós estamos bem. Eu vejo um ponto carente de definição, que são os goleiros. Até agora o próprio Mano [Menezes, ex-técnico da seleção] não definiu: 'o meu titular é esse aqui'. Acho que nas alas nós estamos bem, nos centrais nós estamos bem, até sobrando. Volantes, estamos bem. Eu vejo carência nos meias de criação, aquele que chama o jogo para ele, que tem a leitura do jogo", comentou o ex-atacante.