Topo

Santos inicia ano no Pacaembu e promete fincar os pés no estádio

Santos projeta um número grande de jogos como mandante no Pacaembu - Vera Gonçalves/Folha Imagem
Santos projeta um número grande de jogos como mandante no Pacaembu Imagem: Vera Gonçalves/Folha Imagem

David Abramvezt

Do UOL, em São Paulo

16/01/2013 06h05

Não é por acaso que o Santos fará no Pacaembu a sua primeira partida em 2013. O amistoso contra o Grêmio Barueri, nesta quarta-feira, às 20h30, representa uma maior aproximação do Peixe com o Paulo Machado de Carvalho. De olho em maiores rendas e melhores públicos do que na Vila Belmiro, a direção santista pretende oficializar nas próximas semanas um rodízio entre o seu estádio, em Santos, e o campo de propriedade do município de São Paulo.

"A gente ainda não tem definido o número de jogos como mandante no Pacaembu. Mas queremos ter uma sequência de partidas no estádio, em 2013" afirmou o superintendente de futebol do Santos, Felipe Faro, ao UOL Esporte. "Até para mostrar nosso objetivo de revezar, nós decidimos fazer a apresentação do elenco para 2013 no Pacaembu e o primeiro jogo como mandante no ano (na segunda rodada do Paulistão, no dia 24 deste mês, diante do Botafogo-SP), na Vila Belmiro", acrescentou Faro.

De acordo com o dirigente, o Santos também pretende com a iniciativa aprofundar cada vez mais os laços com os torcedores do clube que moram em São Paulo. E reparar um erro cometido em 2012, quando o time de Neymar foi mandante em apenas quatro jogos no Pacaembu.

"É muito importante que esse público paulistano possa ir ao estádio ver o Santos jogar sem ter que viajar. Temos uma grande torcida e pensamos nela", comentou Felipe Faro.

A ideia de utilizar mais o Pacaembu é um dos assuntos mais discutidos entre a alta cúpula santista. O Comitê de Gestão, órgão que auxilia o presidente Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro na administração do Santos, analisa até a possibilidade de arrendamento do Pacaembu pelo Peixe, por um período de pelo menos 30 anos. Tal opção pode virar realidade caso o clube não consiga construir uma nova arena, cujo local mais provável seria Cubatão, cidade vizinha de Santos.

"Esse é um assunto discutido com a presidência. Mas é uma questão bem complexa que faz parte dos planos do clube", pontuou o superintendente de futebol alvinegro.

Alheio à discussão envolvendo o Pacaembu, o elenco santista para 2013 será apresentado ao torcedor na noite desta quarta-feira com várias novidades. Os meias Montillo, Marcos Assunção, Cícero e Pinga, o zagueiro Neto, o volante Renê Júnior, o lateral-esquerdo Guilherme Santos e o lateral-direito Nei estarão em campo para saudar os torcedores. Destes, apenas Marcos Assunção e Nei não atuarão no amistoso com o Grêmio Barueri.

Sem mistérios, o técnico Muricy Ramalho já informou o time que entrará em campo. A primeira escalação santista em 2013 terá: Rafael; Galhardo, Neto, Durval e Guilherme Santos; Arouca, Renê Júnior, Montillo e Cícero; Neymar e André.