Topo

Problema físico, lesões e tempo sem jogar deixam em xeque apostas feitas por rivais mineiros

Ex-atleticano Diego Souza, dos principais reforços do Cruzeiro, busca o melhor futebol - Washington Alves/Vipcomm
Ex-atleticano Diego Souza, dos principais reforços do Cruzeiro, busca o melhor futebol Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Bernardo Lacerda e Gabriel Duarte

Do UOL, em Belo Horizonte

17/01/2013 06h15

O início de temporada para Atlético-MG e Cruzeiro começa com algumas “incógnitas” em relação ao rendimento de jogadores remanescentes e aqueles contratados para 2013. No lado celeste, Diego Souza, Dagoberto, Lucca e mais quatro “veteranos” de equipe são as dúvidas. No time alvinegro, Rosinei, Luan, Morais e Araújo, apresentado na noite de quarta-feira, deixam um ponto de interrogação de que maneira serão úteis.

No Cruzeiro, as dúvidas principais estão em relação exatamente às duas principais contratações para a temporada: Diego Souza e Dagoberto. O primeiro deixou o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, para voltar ao Brasil e já faz trabalhos específicos para conseguir chegar à forma física ideal. Além disso, não sabe se poderá estrear no clássico com o rival alvinegro, já que sua regularização pode não ficar pronta em tempo.

Dagoberto teve cinco lesões no Internacional, temporada passada, e ainda ficou uma semana sem participar da pré-temporada, já que resolvia pendências para mudar-se para Belo Horizonte. Porém, o jogador, que será oficialmente apresentado nesta sexta-feira, garante que chega pronto para jogar.

  • Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

    Após pensar em aposentadoria, aos 28 anos, meia Morais ganha chance no Atlético-MG e aposta na pré-temporada para ficar á disposição do técnico Cuca já no início do Mineiro

“Está tudo bem, eu estava treinando com o pessoal lá (no Rio Grande do Sul), e estou muito bem”, garantiu o jogador, que chegou para brigar pela condição de titular na equipe de Marcelo Oliveira, que ainda tem problema com mais dois contratados.

O meia-atacante Lucca se recupera de cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado do joelho esquerdo e só deve voltar aos gramados em abril. Já o volante Henrique se recupera de cirurgia no púbis e não deve atuar nos primeiros jogos.

Outras preocupações do treinador cruzeirense são em relação a atletas  remanescentes. Eles iniciaram o ano se recuperando de lesão e não sabem quando poderão voltar a atuar com a camisa do Cruzeiro. Estão na lista os zagueiros Victorino e Léo, além do atacante Borges.

“Estamos montando e vendo a evolução dos jogadores com calma. Esperamos poder contar com eles o mais rápido possível, mas não vamos nos apressar”, afirmou o técnico.

No Atlético-MG, o número de “incógnitas” é menor. A principal é o meia Morais, que pensou em se aposentar no ano passado, mas ganhou uma nova chance no time alvinegro. O jogador garante que vai usar a pré-temporada para estar à disposição do técnico Cuca.

“Com certeza a pré-temporada será importante para mim, acho que para o primeiro jogo do Mineiro, no dia 3, já vou estar à disposição do técnico Cuca e bem fisicamente. O período da pré-temporada já será o suficiente", argumenta.

Além de Morais, outros jogadores contratados pelo clube alvinegro vão servir como “opção do técnico”, principalmente para o Campeonato Mineiro. Mas chegam como dúvidas se vão corresponder à expectativa do treinador.

Rosinei volta ao Brasil, depois de três anos no América-MEX. O jogador teve um histórico de lesões no último ano, mas também garante estar bem fisicamente. “Estou totalmente recuperado, bem fisicamente e fazendo a pré-temporada no Atlético, vou ter condições de jogo. Já posso jogar desde já”, garante o atleta.

Contratado também para compor o grupo, o atacante Luan ainda precisa se recuperar de inflamação no púbis, sofrida quando ainda estava na Ponte Preta. O jogador não deve participar dos primeiros jogos do Atlético-MG neste ano. Contratado para compor o elenco, Araújo, de 35 anos, que teve transferência polêmica do Náutico para o Atlético-MG, chega sob desconfiança do torcedor alvinegro.