Topo

Brasil perde para o Peru com direito a 'dancinha' e tem eliminação vexatória no sub-20

Felipe Anderson, da seleção brasileira, lamenta lance do jogo contra o Peru  - Marcos Garcia/AP
Felipe Anderson, da seleção brasileira, lamenta lance do jogo contra o Peru Imagem: Marcos Garcia/AP

Do UOL, em São Paulo

18/01/2013 22h53

O que parecia quase impossível no início do campeonato se concretizou. Mais uma vez com inúmeras falhas na defesa, a seleção brasileira sub-20 perdeu para o Peru por 2 a 0 com direito até a 'dancinha' em comemoração de gol e foi eliminada de forma vexatória na primeira fase do Sul-Americano, resultado que tirou a equipe do técnico Emerson Ávila do Mundial.

Em 25 edições da competição, o Brasil só havia sido eliminado na primeira fase uma vez em 1979. A seleção brasileira acumula 11 títulos conquistados em 15 finais disputadas. Somente em quatro oportunidades o selecionado canarinho não havia chegado entre os três primeiros.

O resultado negativo deixou a seleção brasileira com apenas quatro pontos conquistados em quatro partidas (uma vitória, um empate e duas derrotas), terminando na quarta colocação do grupo B. Com sete pontos, o Peru foi o primeiro da chave. Apenas os três melhores colocados avançavam.

O único fator que serve de consolo para o Brasil na competição foi a eliminação precoce e também de forma vexatória da arquirrival Argentina, que mesmo sediando o Sul-Americano, não conseguiu avançar para a próxima fase no grupo A.

O primeiro gol da partida aconteceu aos 23min do primeiro tempo. Mais uma vez a defesa da seleção brasileira mostrou problemas para marcar em linha, e um lançamento longo deixou Reyna sozinho na grande área. Ele só teve o trabalho de deslocar o goleiro Luis Gustavo para marcar. Na comemoração, ele ainda improvisou uma 'dancinha'.

O técnico Emerson Ávila promoveu várias alterações na seleção brasileira a fim de buscar o empate, que deixaria a definição da vaga para a próxima fase para o sorteio. Mas o Brasil mostrou ineficácia no ataque e não conseguiu chegar ao gol do empate. Os torcedores peruanos que acompanharam a partida ainda ensaiaram gritos de olé no segundo tempo. Ainda teve tempo para mais um gol do Peru: Flores, nos acréscimos, enterrou as chances de reação dos garotos brasileiros e decretou o 2 a 0.

"Acho que o problema não foi da geração. Essa competição tinha adversários muito fortes. A Argentina também foi eliminada na primeira fase", justificou o lateral Igor Julião para o Sportv.